Por Evandro Artuzi com informações da Assessoria

A recém-criada Comissão Especial de Fiscalização (CEF) do SUS já iniciou procedimentos para investigar denúncias de fraude na saúde pública de Dois Vizinhos, no Sudoeste.

 

Instalada oficialmente terça-feira (10) pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni, a Comissão inicia seus trabalhos a partir de denúncias veiculadas pela TV Tarobá de Cascavel, que durante toda a semana passada, mostrou uma série de reportagens em que cidadãos de Dois Vizinhos eram obrigados a pagar por exames agendados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

O presidente da CEF, deputado Leonaldo Paranhos (PSC), avaliou as denúncias como extremamente graves, na medida em que comprovam o envolvimento direto dos gestores públicos da saúde de Dois Vizinhos na fraude. “Vamos apurar os fatos com o máximo de rigor e, assim como fizemos na CPI do SUS, encaminhar as provas ao aos órgãos competentes para as providências”, afirmou.

 

Entre as primeiras providências adotadas pela Comissão está a realização de uma Audiência Pública para a qual foram convocados o antigo e o atual secretário municipal de saúde; diretores e funcionários do Hospital Municipal de Dois Vizinhos; diretores da 8ª Regional de Saúde de Francisco Beltrão; representantes do Ministério Público estadual e federal; pacientes que denunciaram a fraude na televisão Tarobá; lideranças comunitárias e população em geral.

 

O secretário executivo da CEF, o advogado Jefferson Abade, ressalta que a Comissão tem autoridade para convocar depoentes e exigir documentação dos órgãos investigados. Ele salienta ainda que “a ausência dos convocados, ou recusa imotivada em receber as notificações, poderá ensejar medidas judiciais”. A audiência será realizada nessa sexta-feira, dia 13, na Câmara Municipal de Dois Vizinhos, às 10h da manhã.

 

 

COMISSÃO
Formam a Comissão Especial de Fiscalização do SUS como membros titulares os deputados Paranhos (PSC), presidente; Marcelo Rangel (PPS), relator; Nereu Moura e Jonas Guimarães pelo PMDB; Nelson Luersen (PDT); Elton Welter (PT) e Adelino Ribeiro Silva (PSL) Para a suplência foram indicados os deputados Ademir Bier e Luiz Eduardo Cheida (PMDB), Mauro Moraes (PSDB), Marla Tureck (PSD), Tadeu Veneri (PT), Reni Pereira (PSB) e Rasca Rodrigues (PV).

Em entrevista nesta quinta-feira (12), à Onda Sul FM, de Francisco Beltrão, o presidente Leonaldo Paranhos (PSC) explicou os objetivos e como a comissão vai atuar para averiguar a denúncia de Dois Vizinhos e outras que venham a ser feitas no futuro.