Por Larissa Mazaloti

 

A Semana da Arte começou em Francisco Beltrão. A solenidade de abertura aconteceu na noite desta segunda-feira (22) no Espaço da Arte, local onde serão realizados os demais eventos da programação que vai até sexta-feira (26).

 

Atração cultural do primeiro dia foi a peça Livre Arbítrio, dirigida por Cremilson Estefanini e encenada por alunos e alunas do Colégio Agrícola. O Grupo Teatral do Colégio Agrícola surgiu em 2008 quando Cremilson estava concluindo os estudos. A primeira peça foi Olhos de Luar e em 2009 estreou Livre Arbítrio com apresentações também em 2010 e o grupo abriu na noite de ontem, a última temporada da peça.

 

O grupo foi contemplado com a Lei Rouanet, e vai receber recursos do governo para percorrer a região com a peça.
De acordo com Cremilson, atualmente o grupo conta com 35 alunos-atores e três participações especiais de atrizes mirins. A peça Livre Arbítrio tem como tema central Deus como criador e a família como núcleo e célula do mundo.

 

O diretor do Colégio Agrícola do Sudoeste, Marcos Rovani demonstra satisfação com as atividades culturais da instituição. Ele ressalta o fato de um organismo estadual estar integrado a um evento da rede municipal e comenta sobre a atuação do Colégio Agrícola na formação humanizada dos alunos e alunas.

 

A diretora do departamento de Cultura, Tânia Penso Ghedin esclarece que a semana de programação cultural consolida projetos antigos do município.

 

Hoje a noite acontece o décimo primeiro encontro de corais beltronenses, amanhã o décimo primeiro festival de dança interescolar e na qunita-feira, a terceira mostra de dança folclórica.

 

Na sexta-feira acontece o encontro regional de acordeonistas e apresentação do Clube da Viola que na última sexta-feira teve evento transferido.

 

De hoje até sexta-feira os eventos todos começam as 19h30 e para assistir, é de graça.