No ultimo domingo (16), entrou em funcionamento a nova Subestação da Copel do município de Chopinzinho, sudoeste do estado, uma obra implantada na Rua Frei Everaldo, bairro Verdi em um terreno de 17 mil metros quadrados, em um investimento de R$ 12,5 milhões de reais.

Com esta nova Subestação serão beneficiados cerca de 20 mil moradias, empresas e propriedades dos municípios de Chopinzinho, Saudade do Iguaçu, Sulina, Coronel Vivida e São João.

A nova planta conta com um transformador de 41 MVA (megavolt-ampere), que recebe energia na tensão de 138 mil volts para redistribuí-la em 34,5 e 13,8 mil volts. O empreendimento também contempla espaço para a instalação de um segundo transformador de força, caso haja demanda por mais energia no futuro.

Esta era uma reinvindicação antiga da comunidade de Chopinzinho que sofria com as constantes quedas de energia, no interior do município produtores sofriam com prejuízos causados pela falta de energia elétrica em suas propriedades.

Segundo o gerente de manutenção e engenheiro de redes e linhas da região oeste e sudoeste, Demistocles Todeschini ” a nova subestação tem potência de 138 mil volts diferente da estação que tinha antes e será beneficiada as cidades de:Chopinzinho, Sulina, Saudade do Iguaçu, São João e Coronel Vivida “.

 

 

Fotos: Edson Zuconelli.