Por Larissa Mazaloti

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

 

Na noite de segunda-feira (01/08) uma cerimônia marcou o Jubileu de Prata da Comarca de Salto do Lontra. Juízes, promotores, advogados, prefeitos e ex-prefeitos, vereadores, serventuários, delegados, autoridades militares, presidentes de associações, servidores e outras autoridades estiveram presentes no evento.

 

Compuseram a mesa de honra na solenidade de comemoração do Jubileu de Prata da Comarca as seguintes autoridades:
Excelentíssimo Senhor Desembargador Miguel Kfouri Neto, Presidente do egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Paraná;
Excelentíssima Senhora Doutora Divangela Précoma Moreira Kuligowski, Juíza Diretora do Fórum;
Excelentíssimo Senhor Luis Carlos Gotardi, Prefeito Municipal da cidade de Salto do Lontra;
Excelentíssima Doutora Juliana Costa, Promotora de Justiça da Comarca de Salto do Lontra;
Excelentíssimo Senhor Marcos Perci Koerig, Presidente da Câmara Municipal de Salto do Lontra;
Excelentíssimo Senhor Advogado João Israel Pereira Pinto, Presidente da Subseção de Dois Vizinhos (Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná );

 

Homenageado

 

O prefeito de Salto do Lontra, Luis Carlos Gotardi, foi o homenageado na solenidade, por ser o serventuário mais antigo do foro judicial da Comarca. Atualmente está licenciado para cumprir seu segundo mandato à frente do executivo municipal, mas atuou por vários anos como chefe do Cartório Cível, Família, Registros Públicos e Infância e Juventude.

Atualmente, a Juíza de Direito titular na Comarca é a Dra. Divangela Précoma Moreira Kuligowski
A Promotora de Justiça é a Doutora Juliana Costa.

 

Instalação

 

Criada pela Lei nº 8.280 de 03 de março de 1986, e instalada em 1º de agosto do mesmo ano, a Comarca abrange também Nova Prata do Iguaçu. O ato de instalação aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores, tendo sido presidida pelo excelentíssimo senhor Desembargador Plínio Cachuba, sendo que na oportunidade estiveram presentes o prefeito municipal Nelsi Maria (Vermelho), o presidente do legislativo João Maria de Liz, senador da república Afonso Camargo Neto, além de prefeitos e vereadores de outros municípios e autoridades estaduais.
Desde sua instalação, o Fórum de Justiça da Comarca de Salto do Lontra, funcionou em duas sedes. Até setembro de 2001 na Avenida Bertino Warmling, e a partir de então, em sede própria na rua Curitiba.