Por Evandro Artuzi

Há exatos 30 dias no comando do Batalhão de Polícia Ambiental do Paraná (Força Verde), o Tenente Coronel Chehade Elias Geha esteve em Francisco Beltrão nesta segunda-feira (16/04). Na oportunidade, além de conhecer as instalações do Pelotão de Polícia Ambiental, participou do seminário do Comitê Paranaense Rio +20.

 

Antes de comandar a Força Verde, Chehade esteve no comando do 4º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Maringá, região noroeste do Estado. O novo comandante afirmou ainda estar se habituando e tomando conhecimento das ações da Força Verde no Estado. Segundo ele, um dos maiores desafios no momento é desenvolver ações educativas buscando conscientizar os agricultores sobre a proteção da mata ciliar.

 

Conforme o Coronel os agricultores não precisam temer a presença da Polícia Ambiental, mas também é necessário que respeitem a legislação, nesse caso especifico com a retomada ou preservação da mata ciliar, evitando também qualquer outro crime ambiental nas propriedades.

 

Além da mata ciliar, são mantidas outras atividades de fiscalização para prevenir crimes contra fauna e a flora. O Coronel lembra que apesar do efetivo ser reduzido, a Força Verde procura atender a população em todos os municípios do Estado.

 

Moradores de Francisco Beltrão e microrregião podem acionar a Força Verde pelo telefone (46) 3524 – 0611 ou indo diretamente ao Pelotão de Francisco Beltrão, no Bairro Alvorada.