A Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão realizou a primeira sessão ordinária do período legislativo de 2017. Conforme a exigência do regimento interno, o prefeito Cléber Fontana (PSDB) participou e falou sobre as finanças e projetos do município. O prefeito comentou que recebeu o município com dinheiro em caixa, dos recursos livres, num total de R$ 306 mil.

Porém, dias atrás, a contabilidade repassou um relatório ao prefeito, informando que foram encontrados mais R$ 1,7 milhão de despesas que não haviam sido empenhadas no ano passado. O montante ultrapassa o valor disponível no caixa da prefeitura, e por isso, o prefeito disse que em breve, vai precisar da liberação da câmara para pagar esses valores. Em suma, o prefeito reforçou o investimento feito na educação que ultrapassa os 30% e na saúde que atingiu 28%, do orçamento disponível para pasta, ficando acima dos percentuais recomendados. Ou seja, foram investidos mais recursos do que o exigido.

Prefeito Cleber Fontana (PSDB). Foto de divulgação
  • Compartilhe no Facebook

Prefeito Cleber Fontana aguardando para ser chamado à tribuna(PSDB). Foto de divulgação

O prefeito relatou as obras que pretende implantar nos primeiros meses de sua gestão. Ele disse que está trabalhando para equilibrar o número de medicamentos disponíveis nas farmácias municipais, pois desde outubro do ano passado, não era adquirido medicamentos.

Outro setor que necessita de altos investimentos é o parque de máquinas da prefeitura. Naquele local estão faltando filtros, óleos, pneus e outros itens para o dia a dia dos funcionários. Entretanto, o prefeito fez questão de falar que as perspectivas para o futuro são as melhores possíveis. “Em breve anunciaremos as novidades sobre o antigo 24 horas, que agora será um Centro de Saúde, com atendimento para as crianças, adultos e idosos, e ainda, com odontologia e farmácia. E outra importante novidade será o centro de zoonoses, que já está bem encaminhado”, disse Cléber Fontana. Com um discurso de aproximadamente meia hora, o prefeito relatou todas as frentes de trabalho do início da gestão.

Viro de Grauww (PT) fica no cargo por 120 dias. Foto de divulgação
  • Compartilhe no Facebook

Viro de Grauww (PT) fica no cargo por 120 dias. Foto de divulgação

Novo vereador

A vereadora Daniela Celuppi (PT) solicitou em janeiro a licença-maternidade por quatro meses. Por isso, foi chamado o suplente do partido, o vereador Viro de Grauww (PT) para assumir a função neste período. Em seu primeiro discurso, Viro parabenizou a fala do prefeito Cléber e disse que pretende implantar projetos voltados para a educação, já que foi secretário da pasta, na última gestão.

Presença de todos os vereadores

O espaço destinado à plateia esteve praticamente tomado por familiares e visitantes da casa. Nesta primeira sessão, todos os 13 vereadores acompanharam a fala do prefeito. A presidente do legislativo Elenir Maciel (PP), o vice-presidente Silmar Gallina (PSDB), 1º secretário Léo Garcia (PSC), 2º secretário Rodrigo Inhoatto (PDT) e os vereadores Evandro Wessler (PPS), Camilo Rafagnin (PT), Lurdes Pazzini (PMDB), Fran Schmitz (PSDB), Dile Tonello (PMN), Zé Carlos Kniphoff (PDT) compareceram à sessão, mas Pedro Tufão (DEM), Aires Tomazoni (PMDB) e Viro de Grauww (PT) foram os vereadores que usaram a tribuna.

Amanhã tem sessão

Nesta terça-feira, 07, acontece a segunda sessão ordinária, com quatro requerimentos propostos pelo vereador Pedro Tufão (DEM), dois requerimentos da vereadora Elenir Maciel (PP) e um requerimento do vereador Dile Tonello (PMN). A sessão começa pontualmente às 14h, na Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão.