Nos  próximos dias deverão ser concluídas as colheitas da 2º safra da batata e também da maçã,  duas culturas características de Palmas, sul do Paraná. Nesta safra deverão ser  colhidas  35 mil toneladas de batata e outras 10,5 mil toneladas de maçã.

Conforme o Deral (Departamento de Economia Rural), da SEAB (Secretaria da Agricultura e Abastecimento, a batata (1º safra) já foi toda colhida e comercializada. Já a da 2º safra resta colher aproximadamente  25% das lavouras. Conforme o engenheiro agrônomo, Josemar Banach Fonseca, somente no município de Palmas, a cultura foi plantada em 1050 hectares. “A safra foi relativamente boa. Algumas lavouras sofreram com o granizo”, explicou ele, salientando que mesmo assim os produtores estão satisfeitos, por conta dos preços recebidos  pelo produto.

Já com relação a safra da maçã, com a colheita iniciada em dezembro com a variedade Eva, seguindo com a Gala e agora finalizando com a Fuji, embora não estejam concluídos todos os levantamentos, já há um indicativo de que a safra 2012/2013 será menor em relação a anterior, quando foram colhidos em Palmas, 12 mil, 764 toneladas.

Banach explicou que a cultura sofreu, com o granizo no final do ano passado. Além disso, houve uma diminuição do tamanho dos frutos, refletindo no volume produzido. “Nessa safra tivemos uma qualidade muito boa dos frutos tanto em termos de coloração quando de sanidade, mas houve diminuição de até dois  calibres”, disse ele. Desta forma, o DERAL estima que a produção deverá fechar em 10 mil e 500 toneladas, produzidas numa área de  476 hectares.