A safra de maçã em Palmas, sul do Paraná, deverá ultrapassar as expectativas dos produtores nesse ano. A informação foi dada pelo produtor e presidente da Frutipar, Ivanir Dalanhol. Conforme ele região do  Horizonte, localizada nos Campos de Palmas, destacou-se pela produção da variedade Fuji, com frutas de alto calibre e excelente qualidade. Segundo estimativas, a safra palmense deverá ultrapassar as 13 mil toneladas.

Destacou que o mercado encontra-se estável, com bons índices de exportação e importação, além de um preço que tem agradado aos produtores. Entretanto, a expectativa é que os preços aumentem. Outro assunto abordado por Dalanhol foi a realização da Hortifruti Brasil Show, evento promovido pelo Governo do Paraná, Abracen e Sebrae-PR, em Curitiba, e que reúne trabalhos técnicos, ações e oficinas com práticas de campo, encontros de negócios, palestras sobre produção de alimentos, flores, exposições de produtos entre outros.

Conforme o presidente da Frutipar, os produtores participarão de palestras c0m profissionais da área agrícola e econômica, que irão analisar a sustentabilidade e as perspectivas da fruticultura brasileira e paranaense. Segundo Dalanhol, a Frutipar, que também está presente no evento, participará de negociações com comitivas estrangeiras, para que o Paraná possa importar e exportar frutas nos períodos de entressafra.