Por: Francione Pruch
 
 
Mais que um simples gesto de amor, é uma atitude responsável e salvadora, sim salvadora. Quem doa sangue doa vida, salva famílias e a esperança de quem aguarda por uma transfusão de sangue. E nesta terça-feira (26) as pessoas que tem essa atitude poderão colaborar com o Hemocentro de Pato Branco, o qual está no CRE de Chopinzinho fazendo a coleta durante todo o dia.
Ter peso superior a 50 quilos, mais de 18 anos são alguns requisitos básicos para doar sangue, segundo informações de Simone Fátima Duarte, coordenadora da unidade de coleta de Pato Branco. “A primeira coisa que a pessoa tem que ter é vontade de ser doador de sangue. Ter entre 18 e 65 anos. Nessas campanhas a pessoa chega faz o cadastro passa pela triagem clínica, triagem hematológica, conhecida como teste de anemia, faz o a doação e depois recebe um lanche”.
Nos últimos anos o número de doadores vem aumentando, mostrando que aos poucos as pessoas estão cientes que esse gesto é importante. “A gente tem que estar sempre lembrando. O sangue é algo que se não precisamos não damos a devida importância. Nessas campanhas a gente conscientiza desde jovens, e mesmo nos correndo atrás as pessoas estão mais conscientes da doação de sangue”. Destaca Simone.
Além de doar sangue a pessoa pode preencher a ficha para ser doador de medula óssea. A coleta de sangue inicia às 9h e prossegue até 12h, durante a tarde vai das 13h as 17 horas.