Após três anos longe das quadras, de forma oficial, a cidade de Palmas, no sul do Paraná, voltará a figurar na modalidade esportiva que consagrou atletas como Oscar Schimith, Magic Paula e Hortência Marcari e que, por vezes, colocou o Brasil no lugar mais alto dos pódios ao redor do mundo.

Foi confirmada na última segunda-feira (22), a filiação do Colégio palmense Hercílio Bueno de Camargo (HBC), na Federação Paranaense de Basquetebol. A informação foi divulgada pelo Coordenador de Esportes do estabelecimento Sullevan Alves Bueno e confirmada pelo Presidente da entidade paranaense Amarildo Rosa. Três equipes do colégio deverão representar Palmas nas competições estaduais, sendo: Taça Paraná e Campeonato Paranaense de Basquetebol 2016, Masculino Sub 14, sub 15 e Sub 17 e Feminino Sub 15.

Segundo Sullevan Bueno, o amor pelo esporte e a falta de equipes locais em competições na região e no estado, além de jovens talentos sendo desperdiçados, foram algumas das razões para que o HBC acreditasse que este investimento valeria a pena. “Temos atletas promissores em nosso município, e não podemos deixar essas joias raras se perderem. Daqui podem sair futuros jogadores para, quem sabe um dia, integrarem uma Seleção Paranaense , uma Seleção Brasileira da modalidade” salientou Bueno.

O Presidente da Federação Paranaense de Basquetebol Amarildo Rosa, além de confirmar a filiação da entidade, acredita que será uma grande oportunidade para que Palmas esteja novamente sendo referência na região sudoeste na modalidade, conhecendo as dificuldades que passam os municípios, ele acredita em uma possível parceria público/privada onde o município de Palmas poderá ter no Colégio HCB um grande parceiro para desenvolver o basquetebol e voltar a sediar grandes eventos na cidade, além de despertar nos jovens o desejo por esta pratica esportiva.

O Treinador das equipes será o professor Claudio Lombardi, que tem formação na área e volta às suas origens esportivas, aceitando o desafio de coordenar o projeto de Basquetebol do Colégio HBC. Os treinamentos já estão sendo realizados regularmente na quadra do Colégio. O primeiro compromisso da equipe palmense deverá ser a Taça Paraná Sub 14, que será realizada na cidade de Curitiba a partir do dia 16 de março.