Na última semana, foram realizadas as bancas públicas de defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso do Programa de Formação Continuada da Cresol (PROSOL), Curso de Especialização em Cooperativismo Solidário e Crédito Rural, no Campus Santa Cruz da Unicentro, em Guarapuava/PR.

Estiveram presentes na solenidade de abertura das bancas nos dias 23 e 24, o Conselheiro Presidente da Central Cresol Baser, Alzimiro Thomé, o vice-presidente Luiz Ademar Panzer, o diretor secretário Luiz Levi Tomacheski, o presidente do Infocos, Vanderley Ziger, e o reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona.

As bancas foram realizadas para 139 alunos concluintes que produziram os trabalhos no período de fevereiro a julho deste ano, com pesquisas baseadas em 11 eixos indicados pelo Sistema Cresol.

O coordenador do Instituto de Formação do Cooperativismo Solidário (Infocos), José Carlos Vandresen, destacou os temas mais pesquisados. “Destacaram-se as experiências das cooperativas Cresol, onde 22% dos alunos fizeram relatos e pesquisas sobre práticas das cooperativas nas mais diversas áreas. Outro eixo muito debatido nos trabalhos foi a  agricultura familiar e a preocupação com a  sustentabilidade, o qual teve 18% das pesquisas. Em terceiro lugar, estão as práticas de educação cooperativista, programas estratégicos e de formação que representou 15% das pesquisas”, comentou Vandresen.

Ao longo dos dois dias foram organizadas mais de 18 bancas avaliadoras, com a participação de 28 professores orientadores e mais de 50 professores avaliadores de banca.

Além dos alunos do estado do Paraná, estiveram presentes nas defesas os alunos dos estados de Santa Catarina, Minas Gerais e Rondônia. “Para a Universidade é uma grande alegria receber e concluir um curso de grande importância para a Unicentro, o qual formou alunos  para além do nosso estado” ressaltou a coordenadora do curso, professora Dr. Zoraide da Costa.

Esse processo se encerra no dia 26 de setembro, quando mais de 30 alunos farão suas últimas defesas, e em novembro acontece as entregas dos certificados nas bases regionais.