por Ivan Cezar Fochzato

 

A unidade de armazenagem da CODAPAR em Palmas deverá estar recebendo melhorias para atender a uma reivindicação dos produtores de maçãs do município. A ação é resultado de reunião realizada na última sexta-feira (23) em Curitiba, envolvendo produtores do município, técnicos da área e vereadores com o secretário estadual da agricultura e abastecimento, Norberto Ortigara.

Conforme o vereador Juraci Antonelli, que juntamente com os vereadores Leonardo Maito e Nestor Mikilita, acompanharam os representantes dos produtores de Palmas na reunião de apresentação das propostas; já está sendo feito, por parte dos diretores da CODAPR em Palmas, um levantamento de custos para renovação da estrutura de resfriamento e dos equipamentos do sistema de classificação.

 

O plano para revitalização dos pomares de maças em Palmas prevê medidas que incluem a produção de mudas; melhoramento do solo; implantação de cem hectares de novos pomares a cada ano; melhores condições de armazenagem e garantias de comercialização.

 

Se todas as medidas forem contempladas, o município de Palmas voltará a ter no prazo de cinco anos uma área de mais de mil hectares com a cultura da maça. A produção de maçã no município de Palmas alcançou seu ponto alto na safra 2006/07, quando a área ocupada chegou a 1.050 hectares e a produção foi de 26.520 toneladas, praticamente o dobro da atual. Depois disso, os produtores entraram em crise, ficaram endividados e não conseguiram fazer a renovação dos pomares. Muitos produtores erradicaram seus pomares e implantaram outras culturas agrícolas no espaço antes ocupado pelas macieiras.

 

Ainda conforme o vereador Juraci Antonelli, há uma perspectiva muito grande, uma vez, que há investidores interessados em iniciar a atividade no município. Confira áudio.