A movimentação em todo o País foi intensa no domingo, dia 7 de outubro. Mais de 147 milhões foram às urnas para escolher Deputados Estaduais, Federais, Distritais, Senadores, Governadores e Presidente. A fim de colaborar com o processo eleitoral, os órgãos de imprensa também trabalharam intensamente na cobertura desse processo democrático.

A Extra FM, emissora da Rede Bom Jesus de Comunicação, começou os boletins informativos as 7 horas da manhã, com repórteres repassando dicas da Justiça Eleitoral aos eleitores. Com o início da votação, as 8 horas, os trabalhos foram intensificados. Uma equipe, composta por 8 profissionais, percorreu todas as seções eleitorais de Chopinzinho, cidade e interior, bem como seções de municípios da região, como saudade do Iguaçu, Sulina, Rio Bonito do Iguaçu e Candói. Foram cerca de cem boletins informativos, também em com participação de profissionais de emissoras parceiras de toda região e da capital do Estado.

A partir das 16 horas foram realizadas entrevistas com personalidades de toda região, que analisaram o cenário político de 2018. Um dos entrevistados foi o diretor da Radar Inteligência, Toni Topanotti, que comentou sobre os números divulgados pelo Ibope. Na ocasião discordou de alguns números, afirmando surpresas na eleição para o Senado, bem como a redução da representatividade do Sudoeste na Câmara Federal.

  • Compartilhe no Facebook

Parte da equipe ao findar os trabalhos às 22 horas de domingo (7). Foto: Evandro Artuzi/RBJ

A análise se confirmou com a eleição de apenas três deputados federais da região e não eleição de Richa e Requião para o Senado. Assim que a votação foi concluída, a equipe Extra FM passou a divulgar boletins das urnas de Chopinzinho e região e, ao mesmo tempo, Evandro Artuzi e Wagner Salgado atualizavam o ouvinte com dados do TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

A cobertura da Extra FM seguiu até as 22 horas. Os deputados reeleitos Leandre Dal Ponte (Federal) e Wilmar Reichembach (estadual) foram entrevistados e destacaram a felicidade de poder dar continuidade ao trabalho a partir de 2019. A cobertura das eleições também teve ampla participação do ouvinte, que não hesitou em enviar mensagens e informações, colaborando com a equipe, comprovando a grande audiência em toda região.

O excelente trabalho e a credibilidade da Rede Bom Jesus de Comunicação motivou a Rádio Caminho FM, de Candói, a entrar em cadeia. A emissora do centro sul do Estado passou a retransmitir a Extra FM, a partir das 15 horas e permaneceu até o fim da cobertura.