Foi realizado na noite desta quarta feira dia 03 de fevereiro nas dependências da Associação Atlética Coasul o ato solene de assinatura do contrato de venda de óleo de frango entre a Coasul e a Petrobras Bicombustível (subsidiária da Petrobras) para a produção de biodiesel.

Esse contrato foi o primeiro a ser realizado no Brasil e busca incentivar outras empresas que descartam certos tipos de resíduos industriais com potencial de produzir bicombustível a participar do Programa.

Segundo o Presidente da Coasul Paulino Capelin Fachin, quem será beneficiado é o produtor de frango “o governo federal criou esse programa de biodiesel cuja matéria prima à agricultura familiar produz. Então são diversos óleos vegetais extraídos de diversas plantas e uma delas é a soja e agora surgiu o primeiro convenio a ser assinado no Brasil com a Coasul porque também se utiliza óleo animal na produção de biodiesel, como nós produzimos frango cujos produtores se enquadram na agricultura familiar viabilizou o convenio para beneficiar os produtores de frango” disse.

Para o Diretor de Bicombustível do MDA – Ministério de Desenvolvimento Agrário, Marco Pavarino, o objetivo é incentivar outras empresas “isso que a Coasul e a Petrobrás Bicombustível estão fazendo é um ato pioneiro e que seja um ato que incentive outras empresas e cooperativas da agricultura familiar a seguir o mesmo caminho” destacou Pavarino.

Para o Gerente de Desenvolvimento Agrícola da Petrobras Bicombustível Rafael Leão, o ato marcou a entrada de óleo de frango como uma das matérias primas no programa de biodiesel, frisando que a Petrobrás Bicombustível subsidiaria da Petrobras centraliza todas as atividades de bicombustível, biodiesel e etanol desde 2008 e vem firmando compromisso com a agricultura familiar.

A Petrobras tem órgãos ligados a ela que realizam estudos e pesquisas em busca de novas matérias primas que possam ser utilizadas na produção de bicombustível. A Coasul vai vender óleo de frango para a Petrobras Bicombustível e o produtor de frango receberá o retorno como nos moldes do programa que utiliza a soja na produção de biodiesel que a Coasul também participa.