Objetivando a integração entre adolescentes e jovens, o Clube do Proerd de Francisco Beltrão, realizou no dia 26 DE JULHO, o PRIMEIRO TORNEIO DE INTEGRAÇÃO – VÔLEI MISTO. Através do esporte, de atividades positivas pode-se efetivar a prevenção as drogas e prevenção a violência, além de oportunizar momentos de brincadeiras para os adolescentes, além da oportunidade de interagir e de dividir suas angústias e suas habilidades no esporte.

Acima de tudo um time é uma Família, não importa se não ganhamos. O importante é que jogamos com raça, determinação, união, honestidade, humildade, isto nos define, isto define o grupo, ressalta M. F, adolescente participante do Clube do Proerd e atleta do torneio.

O voluntário Robison dos Santos, 37 anos, um dos organizadores, relata “O esporte além de trazer benefícios à saúde, envolve adolescentes de diferentes idades, fazendo com que haja interação e a junção de classes sociais”.

Este torneio foi uma semente para as Olimpíadas pela Paz e pela Unidade, que acontecerá em Francisco Beltrão, de 10 a 12 de outubro e contará com a participação de mais de 300 atletas de varias cidades, incluindo Ponta Grossa, Guarapuava, Curitiba, e o município sede Francisco Beltrão. Este será um evento promovido pelo Movimento Juvenil pela Unidade (MJPU) para incentivar a Cultura da Paz. As Olimpíadas reúnem inúmeros adolescentes em uma grande competição esportiva, através da qual se pode experimentar um verdadeiro espaço de fraternidade.

“Para que haja um mundo unido e fraterno, precisamos fazer a nossa parte. E como adolescentes gostam de esporte, precisamos oportunizar estas atividades que valorizam o bem estar físico e social. É importante oportunizar momentos esportivos aos adolescentes e jovens, pois jogando com empenho, sem violência, sem rivalidade, os participantes constroem verdadeiras amizades”, destaca o Policial Brizola, coordenador do Clube do Proerd de Francisco Beltrão.