A CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil promove nesta terça-feira (16), a partir das 21h30, o debate entre os candidatos à presidência da República. O evento acontecerá no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho, no Santuário Nacional de Aparecida (SP). Com organização da TV Aparecida, o debate contará com a transmissão das rádios Club AM de Palmas, sul do Paraná, e Difusora América, de Chopinzinho, sudoeste do Estado e outras 230 emissoras espalhadas pelo Brasil, além de 8 emissoras de TV de inspiração católica.

Dos onze presidenciáveis, sete confirmaram presença: Aécio Neves (PSDB), Dilma Rousseff (PT), Eduardo Jorge (PV), Eymael (PSDC), Luciana Genro (PSOL), Marina Silva (PSB) e pastor Everaldo (PSC). O debate deverá ter duração de duas horas. O mediador será o jornalista Rodolpho Gamberini.

Na abertura, será proferida uma mensagem do presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno, e em seguida, será feita uma pergunta isonômica aos candidatos. No segundo bloco, serão abordados temas como saúde, educação, segurança, entre outros, através de perguntas elaboradas por bispos indicados pela CNBB.

O terceiro bloco será de perguntas de jornalistas representantes de emissoras católicas participantes do evento. O confronto direto entre os candidatos acontece no quarto bloco, onde será realizado o sorteio e os postulantes à Presidência farão perguntas entre si, com réplica e tréplica. O quinto e último bloco será utilizado para as considerações finais.