Francisco Beltrão / Foto: Francione Pruch
  • Compartilhe no Facebook

Francisco Beltrão / Foto: Francione Pruch

A falta de chuva tem preocupado os moradores e principalmente os agricultores de Francisco Beltrão. Há 35 dias não chove na cidade, permanecendo clima seco. Segundo informações do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), o tempo deve mudar nesta terça-feira, com possibilidade de chuvas bem significativas para a região sudoeste.

“Esse quadro deve mudar nesta semana, a umidade volta a ficar elevada, a frente fria vai finalmente romper esse período extremamente quente seco, a tendência é que tenhamos uma chuva até volumosa a partir do dia 26 até o início de outubro”. Comenta o Meteorologista do Simepar, Reinaldo Olmar Kneib. Hoje (25) deve ocorrer pancadas de chuvas isoladas no sudoeste.

Com o retorno das chuvas, significa que o plantio da soja deve começar para valer no estado, muitos produtores já estão duas semanas atrasados no plantio, na expectativa que a chuva chegue a região.

“O mês de outubro deve ser relativamente chuvoso, principalmente nessa parte mais sul do estado, na divisa com Santa Catarina. Também a gente espera chuvas mais regulares até o final da estação, bem diferente do que a gente vem acompanhando nas últimas semanas”, destaca Kneib.

Segundo o meteorologista, durante agosto teve um bloqueio que impediu a chegada das chuvas ao estado. “Esse ano de forma atípica tivemos vários bloqueios atmosféricos que ocorrem tanto no Oceano Pacífico sudoeste, quanto no Oceano Atlântico sul. Esses bloqueios são grandes sistemas meteorológicos que ficam parados por períodos prolongados, que acabam modificando a circulação da atmosfera. Eles impedem que as massas de ar frio que se deslocam da região Antártica para o sul do país, acabam não evoluindo, foi isso que ocorreu”.

Com a chegada da primavera, os bloqueios estão perdendo força e as chuvas retornam a região. Para esta terça-feira segundo previsão do Simepar, em Francisco Beltrão as temperaturas devem ficar na casa de 17º a 28 graus. Tempo fechado com pancadas de chuvas e trovoadas.

No final da tarde deste domingo (24) o tempo fechou na cidade, com trovoadas, mas a chuva não chegou.