Por Luiz Carlos Bittencourt

 

   A Paróquia Nossa Senhora da Luz, em Clevelândia, sediou no dia 3 de abril (terça-feira), a Missa com bênção dos Santos Óleos e renovação das promessas sacerdotais. Foram abençoados os Óleos do Crisma, do Batismo, dos Enfermos.

   Na parte da tarde, no centro paroquial, o Clero esteve reunido para momento de espiritualidade, com a assessoria do Pe. Caetano Ângelo Sandrini, Pároco da Paróquia Cristo Rei, de Realeza. A Missa presidida pelo bispo Dom José Antonio Peruzzo, foi concelebrada por todos os padres diocesanos e religiosos.

   Pe. Mauro Zequim Custódio, pároco de Clevelândia, ressalta a importância para a comunidade sediar este grande acontecimento religioso: “Para nós foi uma graça especial receber esta celebração com a presença de toda a Igreja diocesana. Para o povo de Clevelândia, esse dia é de entusiasmo e de alegria. A bênção dos santos óleos e a renovação dos compromissos sacerdotais são gestos da Igreja exatamente no tempo da Páscoa. Isso quer dizer que a partir desta celebração já vamos entrando no clima da ressurreição de Jesus. E nós, padres, estamos inseridos dentro desse mistério da Igreja. Somos chamados a celebrar a ressurreição de Jesus em cada Eucaristia. Estamos agradecidos a Deus. E que realmente este evento ajude a nossa comunidade a crescer e a entender ainda mais do mistério da fé e da Páscoa que celebramos na semana santa. Os santos óleos abençoados acompanham a vida do cristão”.

 

   O Óleo dos Catecúmenos concede a força do Espírito Santo aqueles que serão batizados. O batizando é ungido no peito com o óleo dos catecúmenos.
   O Óleo dos Enfermos é um sinal visível, utilizado pelo sacramento da Unção dos Enfermos, que traz o conforto e a força do Espírito Santo para o doente no momento de seu sofrimento. O doente é ungido na fronte e na palma das mãos.
   O Santo Crisma é um óleo perfumado utilizado nas unções dos sacramentos: Batismo, Confirmação, Ordenação Episcopal e Ordenação sacerdotal.