Por Luiz Carlos Bittencourt

 

   Nos dias 28 e 29 de novembro, na Casa de Formação Divino Mestre (Francisco Beltrão) aconteceu a última reunião ordinária do Clero da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão em 2012. Foi coordenada pelo Pe. Deucir Poletti (coordenador do Clero), com a presença do bispo Dom José Antonio Peruzzo, dos padres diocesanos, religiosos, diáconos transitórios e permanentes.

   Vários assuntos de ordem pastoral estavam em pauta, dentre eles: a reflexão sobre o Ano da Fé, apresentada por Dom José; a avaliação do Congresso Diocesano da Família, da Catequese e da Juventude; avaliação pastoral; apresentação do livreto da Iniciação Cristã; Jornada Mundial da Juventude; Escola de Liturgia; prestação de contas da diocese; formação dos Ministros Auxiliares de Comunidade; encontros de preparação para noivos; orientações da Renovação Carismática Católica.

 

Transferência de padres

 

   A transferência dos padres, nas paróquias, é um processo natural na Igreja de acordo com as necessidades locais. Ao término da reunião do Clero, Dom José apresentou as transferências: para a Paróquia São Francisco de Salles (Mariópolis) estará assumindo como pároco, o Pe. Adilson Davi Hwang; na Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Francisco Beltrão) o novo pároco será o Pe. Nilzeu Garcia Albuquerque; na Paróquia São Sebastião (Honório Serpa), assume o Pe. Adenilso Aldo Barbon, como auxiliar terá o diácono Thiago Berra; o Pe. Doalsei Caragnato vai auxiliar o pároco, Pe. Valter, na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Marmeleiro e Flor da Serra; o diácono Adriano Matana, vai trabalhar na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Planalto, auxiliando o Pároco, Pe. Celestino Munaro; e o diácono Edson Junior Santos, será auxiliar do Pe. Cesar, na Paróquia Santa Isabel, de Santa Isabel do Oeste. A Casa Mais Vida, localizada em Francisco Beltrão, que trabalha com a recuperação de dependentes químicos e do álcool, será coordenada pela Congregação dos Padres Cavanis.