Médico Kit Abdala (in memoriam) durante participação do programa do Jô. Foto: reprodução Rede Globo.
  • Compartilhe no Facebook

Médico Kit Abdala (in memoriam) durante participação no programa do Jô. Foto: reprodução Rede Globo.

O vereador Cleber Fontana (PSDB) protocolou Indicação na Câmara sugerindo que o novo prédio do CRE (Centro Regional de Especialidade), que está sendo edificado no bairro Água Branco (Contorno Leste), seja denominado de Dr. Kit Abdala. Para tanto está solicitando que a Secretaria Estadual de Saúde, Associação Regional de Saúde do Sudoeste e 8ª Regional de Saúde gestionem junto ao Governo do Estado concessão da homenagem.

O médico faleceu no dia 20 de setembro de 2013, aos 84 anos, dos quais 54 anos vividos em Francisco Beltrão. De acordo com o proponente, ele foi um dos mais notáveis profissionais médicos do município e deixou uma folha de serviços prestados à comunidade, o que justifica o reconhecimento.

Kit nasceu em Itaperuçu (próximo a Curitiba), no dia 8 de julho de 1929. Mais tarde sua família foi morar em Curitiba, onde estudou até formar-se médico na Universidade Federal do Paraná. Na Suécia fez curso de especialização em cirurgia vascular. Em 1960 veio para Francisco Beltrão, onde construiu a Casa de Saúde Dr. Kit Abdala, atual Hospital São Francisco. Foi chefe do Distrito Regional de Saúde Pública e Secretário Municipal de Saúde em duas gestões. Por mais de 60 anos ajudou a salvar vidas.