Desde o início de 2016, 15 startups participam do Circuito de Inovação, programa criado pelo Sebrae/PR para o desenvolvimento das empresas de base tecnológica no sudoeste do Paraná. Após uma série de capacitações e mentorias, esta edição do circuito terminará em março do ano que vem, com a realização do DemoDay, o chamado dia da apresentação.

O evento, que está sendo preparado com o apoio do Núcleo de Startups do Sudoeste (Sudovalley), servirá para que as startups pré-aceleradas possam apresentar seus produtos ou serviços para a comunidade, com potencial para gerar negócios.

O consultor e gestor do projeto de Startups da regional Sul do Sebrae/PR, Cesar Giovani Colini,  adianta que o DemoDay será um  grande encontro entre os empreendedores que foram capacitados no Circuito de Inovação e os investidores que participaram do programa Capital Inovador do Sebrae.

Colini detalha que as startups participaram de dez módulos do Circuito de Inovação e que, para o encontro, em março, receberão mentorias para preparação e refinamento dos projetos que serão apresentados.

“Estamos celebrando a conclusão do programa Circuito de Inovação para Startups do Sudoeste. A programação considerou três fases – projeto, operação e tração – que são importantes para a evolução das startups, com treinamentos de alto impacto, mentorias individuais e coletivas, encontros e apoio na participação de eventos. Agora, estamos trabalhando para mostrar para a comunidade os projetos que nossos empreendedores foram capazes de desenvolver. O DemoDay será um encontro de negócios entre os empreendedores com os investidores anjos locais”, observa.

Preparação especial

Leo Uchoa, empreendedor com mais de 20 anos de experiência em internacionalização, inovação e tecnologia, é um dos mentores do Circuito de Inovação e foi designado para preparar as startups para o DemoDay.

“O DemoDay é um modelo de evento que acontece no mundo inteiro. Mais do que um encontro de negócios, é uma forma de apresentar as soluções à comunidade. Vamos convidar várias empresas da região para participar. Para que elas possam encontrar, entre as startups locais, respostas para problemas que estão enfrentando. Podem nascer aí novas parceiras”, vislumbra Uchoa.

O especialista explica que cada startup terá quatro minutos para a apresentação junto a uma banca de jurados, formada por convidados de diferentes regiões. “São pessoas de diferentes realidades, com outras perspectivas, que darão opiniões e conselhos aos participantes”, completa Leo Uchoa. A preparação das equipes terá início em janeiro do ano que vem.

Expectativa

A startup Sr. Serviço é uma das integrantes do Circuito de Inovação do Sudoeste. Fausto Daniel Rossi, Cicero Fonseca e Evandromar Machado desenvolveram um site para conectar prestadores de serviços a potenciais clientes, em mais de cem categorias, como reformas e reparos, assistência técnica, aulas, serviços automotivos, serviços para eventos e do lar.

Fausto Rossi, responsável pelos setores de comercialização e distribuição do Sr. Serviço, elogia o Circuito de Inovação. “Foi um programa fantástico desenvolvido pelo Sebrae/PR. Tivemos contato com vários profissionais, de diversas áreas, e a oportunidade de aprender muito sobre empreendedorismo, startups, internacionalização, aceleração e muito mais”, detalha.

O evento final do programa de pré-aceleração traz muitas expectativas para Rossi e demais integrantes da startup. “Para o DemoDay, esperamos conseguir grandes parcerias e, se possível, até mesmo um investimento para alavancar ainda mais o Sr. Serviço”, relata Rossi.

Ganho para o ecossistema

Para o coordenador do Núcleo de Startups do Sudoeste (Sudovalley), Fábio Machado de Almeida, a realização do DemoDay é uma forma de valorização das startups que passaram pelo Circuito. “O Sudovalley acredita que o evento traz ganho de qualidade e desenvolvimento para o projeto. Reforça ainda mais o nosso ecossistema, motivando novas startups a entrarem no processo e no circuito”, analisa Fábio Almeida.