A região sudoeste do Estado mais uma vez sofre com as intempéries climáticas. Entre o final da tarde e o início da noite desta quarta-feira (09) várias cidades foram afetas pelo excesso de chuva, em algumas o índice pluviométrico chegou a 200 milímetros causando alagamentos e muita destruição. Os casos mais graves foram constatados pela Defesa Civil em Santo Antônio do Sudoeste, Bom Jesus do Sul, Salgado Filho e Manfrinópolis. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil trabalharam intensamente durante toda a noite para atender as vítimas, contanto inclusive com apoio da Polícia Militar.

Em Santo Antonio do Sudoeste, a cheia do rio que tem o mesmo nome da cidade provocou alagamentos em vários bairros atingindo casas e prédios públicos, além de danificar veículos que chegaram a ser arrastadas pela correnteza.

Em Salgado Filho, o centro da cidade ficou completamente alagado no final da tarde, também causando transtornos e prejuízos à população. Bom Jesus do Sul viveu a mesma situação, só que em proporções maiores. Casas e prédios públicos ficaram embaixo da água.

No entanto, o caso mais crítico atendido pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros foi no município de Manfrinópolis, que fica distante cerca de 30 Km de Francisco Beltrão. O rio Encantilado, que corta a cidade, transbordou e junto com a enxurrada provocada pelo volume excessivo de chuvas provocou a destruição de parte da cidade. Casas e carros foram arrastados, prédios públicos alagados.

No centro da cidade o nível da água chegou a um metro de altura, segundo contaram moradores. Além disso, uma mulher morreu afogada.  Marta Regina Araújo, 42 anos, teve a casa arrastada pela água. Outra pessoa também encontra-se desaparecida e está sendo procurada pelo Corpo de Bombeiros na manhã desta quinta-feira (10). De acordo com o secretário de administração, Beto Guzzi, 15 casas foram totalmente destruídas e cerca de 200 pessoas foram afetadas e recebem auxílio da prefeitura.

Em Francisco Beltrão, Salto do Lontra, Renascença, Pato Branco e Santa Izabel D´Oeste também foram registrados alagamentos em alguns pontos. A Defesa Civil trabalha intensamente nesta quinta-feira (10) e orienta a população que se mantenha em alerta, pois a previsão é de mais chuva na região, pelo menos até sábado (12).

Fotos/vídeos Manfrinópolis ( Evandro Artuzi -RBJ/ WhatsApp)

Fotos Santo Antonio do Sudoeste (WhatsApp)

Fotos Bom Jesus do Sul (WhatsApp)

Santa Izabel D’ Oeste

Fotos de Francisco Beltrão/ crédito: Miguel Walter – Rede Massa

Rodovia PR 182, entre Flor da Serra do Sul/ Salgado Filho (Fotos: Valcir Martins)