A Sanepar informa que as fortes chuvas da noite da quinta-feira (26) causaram rompimentos de redes em diversos locais da cidade e problemas operacionais nas elevatórias e na Estação de Tratamento de Água de Francisco Beltrão. Na manhã desta sexta-feira (27) faltou energia na unidade de tratamento da água.

Por estas razões e também pelo alto consumo o sistema vai ter falta temporária de água em todas as regiões da cidade. Se o consumo se mantiver alto, a previsão é a de que o abastecimento só volte à normalidade no domingo (29).

Só ficarão sem água durante este período os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel, conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.

O gerente do escritório regional da Sanepar em Francisco Beltrão, Celço Arisi, foi entrevistado pelo repórter Ademir Augusto, da Onda Sul FM, e reforçou o alerta à comunidade. Arisi pede que a população evite o desperdício de água entre hoje e amanhã (28).

Ouça entrevista: