O município de Abelardo Luz, oeste de Santa Catarina, foi atingido por um vendaval no final da tarde de quinta-feira (24), que arrancou árvores, destelhou casas, derrubou placas e danificou a rede elétrica, deixando parte da cidade sem energia.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram atendidos mais de 140 chamados nos bairrros Vila Ceres, Ipiranga, Alvorada, Loteamento Bem Viver, São João Maria, Distrito Industrial, Santa Luzia e Parque de Exposições.

Segundo moradores, o fenômeno durou menos de um minuto, acompanhada de uma fraca chuva de granizo. Uma das regiões mais atingidas foi a do Parque de Exposições, na saída para a comunidade do Araçá. O vento forte destruiu parcialmente os telhados da maioria das casa que ficam às margens da SC-350. As estruturas de clubes e centros de eventos na localidade também foram seriamente danificadas.

Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil e voluntários prestam atendimentos às famílias atingidas. Não foram divulgados números oficiais de pessoas afetadas e/ou desalojadas.