O município de Chopinzinho, no Sudoeste do Estado, vai receber pela primeira vez uma competição oficial da Federação Paranaense de Voleibol (FPV). A primeira etapa do Campeonato Paranaense Sub-19 Série A, masculino e feminino, acontece entre os dias 26 e 28 de abril nos ginásios da APAE e no Deonisto Debona, que já foi sede no ano passado de um dos amistosos preparatórios da seleção brasileira sub-19 masculina.

Em três dias de disputas serão cinco rodadas classificatórias que vão marcar o retorno das transmissões da FPVTV dos campeonatos estaduais.

De acordo com o prefeito Álvaro Scolaro o município está ampliando os investimentos no esporte, especialmente nas escolinhas, e eventos como esse colaboram com esse objetivo. “A ideia é garantir mais qualidade de vida, promovendo mais saúde e disciplina das crianças. Então ter um evento desse nível vai estimular ainda mais nossos atletas e alunos”, afirma Scolaro.

O diretor de esportes de Chopinzinho, Fernando Misturini, que também é árbitro nacional de vôlei, acredita que sediar competições como esta vai promover também outros setores do município não somente o esporte. “Abrindo as portas de nossa cidade estaremos oferecendo opções também de lazer para quem vai assistir, aquecendo a economia local, além de deixar um legado no esporte para a população. Tudo isso só foi possível graças ao respaldo do prefeito Álvaro Scolaro para podermos realizar o trabalho no esporte e também da secretária  de Educação, Cultura e Esportes Edina Accorsi por dar suporte e autonomia para que este trabalho possa ser realizado”, declara.

Na disputa feminina o Colégio Martin Luther/Sicoob/Marechal vai defender o título este ano. A equipe é a maior vencedora dos últimos anos, onde somou em 2018 cinco títulos na categoria, o terceiro consecutivo. A equipe de Marechal Cândido Rondon terá a companhia do Clube Curitibano/Expoente, PM Palotina, Colégio Vicente Rijo, Maringá/Unifamma/Amavolei, PM Rolândia, Círculo Militar do Paraná/ARBS e PM Medianeira, estas duas últimas garantiram as vagas de acesso na temporada 2018

Já no masculino, estarão na disputa as equipes do Círculo Militar do Paraná/ARBS, Colégio Vicente Rijo, Maringá/Unifamma/Amavolei, PM Pinhais, AVP/Dental Uni/Curitiba, PM Medianeira, PM Toledo/Avotol e PM Foz do Iguaçu/Foz Cataratas.

Formato de disputa

A competição é dividida em duas etapas classificatória mais a etapa final. Todas as equipes se enfrentam em turno e returno e as quatro melhores campanhas de cada naipe avançam para a fase final. Os seis primeiros colocados têm vaga garantida na Série A em 2020.

No feminino a segunda etapa será realizada entre os dias 17 a 20 de julho, em Marechal Cândido Rondon. Já no masculino a segunda etapa acontece entre os dias 17 a 20 de julho em Toledo.  A cidade de Toledo volta a sediar simultaneamente as etapas finais em ambos os naipes nos dias 25, 26 e 27 de outubro.