Na segunda reunião mensal itinerante da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresarias do Sudoeste do Paraná (Cacispar) – a primeira foi em Dois Vizinhos, a Associação Comercial e Empresarial de Chopinzinho (Acec) recebeu dezenas de representantes de ACEs na noite de segunda-feira, 17. Teve até bolo para os aniversariantes do mês de abril: Aline Matiuzzi, secretária executiva da Cacispar e Jair dos Santos, presidente da entidade regional e para Rosane Budine, presidente do Conselho Regional da Mulher Empresária (CRME).

E para ficar a par dos assuntos do sistema associativista, Jair ressalta que é exatamente esse o objetivo das reuniões mensais descentralizadas. Até 2016 as reuniões aconteciam apenas na sede da Cacispar, em Francisco Beltrão. “Quem participa das reuniões sabe que o associativismo está ativo, senão pode até ficar a impressão que não se discute nada dentro da entidade”, entende Jair.

Presidente Jair e a sala cheia na Acec. Foto de divulgação
  • Compartilhe no Facebook

Presidente Jair e a sala cheia na Acec. Foto de divulgação

Corredor do Sudoeste

Tema bastante discutido nos últimos meses entre entidades públicas e privadas, inclusive em duas audiências públicas realizadas em Francisco Beltrão e Pato Branco, a concessão do Corredor do Sudoeste – PRC 280 deve render mais desdobramentos. Enquanto isso, os ofícios de apoio das entidades representativas do Sudoeste do Estado foram encaminhados ao Governo do Paraná para que se “adote medidas urgentes como recuperação e melhorias das rodovias da região, com foco inicial na PRC 280, a exemplo do que vem fazendo em outras regiões do Paraná, conforme divulgado pela imprensa, eis que, de longa data, a sua condição de trafegabilidade é notoriamente crítica”, diz parte do documento.

Aniversariantes Jair dos Santos, Aline Matiuzzi e Rosane Budine. Crédito: Aline Matiuzzi/Cacispar
  • Compartilhe no Facebook

Aniversariantes Jair dos Santos, Aline Matiuzzi e Rosane Budine. Crédito: Aline Matiuzzi/Cacispar

O documento pede ainda que “o governo disponibilize seus técnicos para, em conjunto com as entidades da região, focar no PDRI (Plano de Desenvolvimento Regional Integrado) e discutir alternativas para a solução de toda a malha viária do Sudoeste, que é reconhecidamente precária, compromete a logística e reduz a competitividade da produção regional.”

Na reunião também foi apresentado o Planejamento Estratégico do Núcleo de Consultores do Sudoeste do Paraná (Nucespar 2017/2018). Pra encerrar, Felipe Pivatto Loss, presidente da Acec, apresentou um balanço das ações realizadas em 2016 até abril de 2017. “Foi um breve relato do que fizemos nesse período, os eventos e treinamentos que nossa entidade realizou e os produtos e serviços que oferecemos aos associados da Acec”, disse Felipe. Hoje, a associação possui 190 empresas associadas. E o número poderia ser maior. “Se não fosse o momento em que o País atravessa, seguramente teríamos em torno de 220 empresas. Muitas delas desassociaram devido à instabilidade econômica”, lamenta o presidente.

Convenção Anual da Cacispar

Todo ano acontece a Convenção Empresarial da Cacispar. A comissão organizadora definiu o dia 20 de julho para realizar o evento, no auditório da Unioeste, com capacidade para 460 pessoas.

Programação

13h30 – Credenciamento

14h – Abertura do Encontro Regional do Programa Empreender

14h15 – Palestra com Jordi Castan Bañeras, Consultor Internacional da SEQUA, fundação dos Sindicatos Patronais da Alemanha.

15h – Case Mulher Empresária

15h30 – Case Jovem Empresário

16h00 – Coffee Break

16h30 – Abertura oficial da 15ª Convenção Empresarial da Cacispar

17h – Arthur da Igreja – Inovação Disruptiva & Economia Compartilhada

18h – Faciap

18h30 – Élcio Gomes da Rocha, economista Chefe do Banco do Brasil – Paraná: Panorama Econômico e Perspectivas.

19h30 – Teatro La Bayadére

21h – Jantar