Mais de mil pessoas estiveram envolvidas no mutirão. Foto: Edson Zuconelli.
  • Compartilhe no Facebook

Foto: Edson Zuconelli.

Este sábado (01) foi de intenso trabalho no recolhimento de lixo em Chopinzinho. O Mutirão de Limpeza contra a dengue iniciou as 7h30min em frente à Prefeitura Municipal, onde foram compostas várias equipes de trabalho que foram a campo em combate ao mosquito Aedes Aegypti transmissor da zika, chikungunya e dengue.

O trabalho é a sequência da campanha “Chopinzinho Limpa e Sem Dengue” e tem como objetivo retirar todo e qualquer lixo ou resíduo que acumule água. O mutirão encabeçado pela Administração Municipal e Secretaria Municipal de Saúde, contou com o apoio de várias entidades, empresas, Igrejas, da Associação Comercial e Empresarial – ACEC, Rotary Club Chopinzinho e Rotary Club Chopinzinho Iguaçu, Interactclub, Escolas e da população em geral.

Durante a última semana um intenso trabalho de divulgação sobre o mutirão foi realizado. Houve a distribuição de bags com alças, 1 por quarteirão, para acondicionamento dos resíduos de forma segura. Devido ao grande acúmulo de lixo em alguns locais, o recolhimento aconteceu ainda na sexta-feira (31), por equipes do setor de Obras e Viação.

Este Mutirão foi convocado após ser confirmado em Janeiro o primeiro caso de dengue na cidade. Em 2016 foram 18 casos confirmados no município, sendo quatro importados e 14 autóctones. Dados da 7ª regional de Saúde apontaram que o município apresenta o índice de 5,5 % de infestação predial (larvas positivas do mosquito Aedes Aegypti encontrado no município) isso revela estado de urgência contra à dengue.

Com este trabalho de limpeza mais uma etapa da campanha é concluída. A “Chopinzinho Limpa e Sem Dengue” já realizou neste ano mais de 1300 visitas em um só dia, com participação de 40 agentes de endemias; reformulação do Comitê da Dengue, incluindo diversos setores da comunidade; início do “Minha Escola Sem Dengue”, com trabalho realizado nas Escolas da Rede Municipal.

+Confirmado primeiro caso de Dengue neste ano em Chopinzinho.

+Combate à dengue é intensificado após confirmação do primeiro caso em Chopinzinho.

+Mutirão contra a dengue visita mais de 1300 casas.

+Comitê municipal de combate a dengue realiza primeira reunião.

Fotos: Edson Zuconelli.