O município de Chopinzinho está mobilizado para exterminar o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.  Após a confirmação de seis casos de dengue, quatro deles contraídos no próprio município, e a suspeita de três casos de zica, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou a pulverização de inseticida, popularmente conhecida como fumacê.

Esta é uma das formas de combate ao Aedes Aegypti, a qual está sendo feita no bairro Nossa Senhora Aparecida local onde as pessoas infectadas moram. A nuvem de fumaça de inseticida espalhada pelas ruas e residências tenta matar o mosquito para evitar que mais gente contraia dengue e zika.

No Brasil, o inseticida utilizado no fumacê é o malathion. Sua fórmula é diferente dos inseticidas encontrados nos supermercados e sua distribuição é feita somente pelo Governo Federal, que compra o produto e distribui para os Estados, que repassa aos municípios.

A população deve fazer a sua parte, eliminando os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Fotos: Edson Zuconelli.