Nesta segunda-feira, 14 de dezembro, o município de Chopinzinho no sudoeste do Paraná, comemora 60 anos de emancipação política. O município conta com uma população de 19.992 habitantes (dezenove mil, novecentos e noventa dois) segundo dados do IBGE, e uma área territorial de 959,691 Km² (novecentos e cinquenta e nove mil, seiscentos e noventa e um quilômetros quadrados). Chopinzinho é destaque na região pela sua produção de leite e grãos, além da oferta de educação em tempo integral.

Entre os eventos em comemoração ao aniversário de Chopinzinho, está a inauguração da nova Prefeitura da cidade. O evento acontece na noite desta segunda-feira (14), a partir das 20 horas, e logo após haverá show com a Banda San Francisco, com entrada franca.

Nova Prefeitura de Chopinzinho. Foto: Edson Zuconelli.
  • Compartilhe no Facebook

Nova Prefeitura de Chopinzinho. Foto: Edson Zuconelli.

 

Histórico

O progresso do lugar foi acentuado com a abertura de estradas (antes simples picadas), ligando Chopinzinho as localidades de Laranjeiras do Sul e Mangueirinha.

Em 1968 Chopinzinho figurava como Distrito Administrativo, com território pertencente ao município de Mangueirinha.

Pela Lei Estadual nº 253 de 26 de novembro de 1954, sancionada pelo Governador Bento Munhoz da Rocha Netto, foi criado o Município de Chopinzinho, com território desmembrado do Município de Mangueirinha. A instalação oficial ocorreu no dia 14 de Dezembro de 1955, com a posse do primeiro prefeito eleito, Mário Ceni.

A região dos Campos de Palmas, onde encontra-se o atual município de Chopinzinho, foi descoberta em 1726 por Zacarias Dias Côrtes e seu povoamento teve início em 1855, com a chegada dos expedicionários Joaquim Ferreira dos Santos e Pedro Siqueira Côrtes, fundando a Freguesia de Palmas em 28 de fevereiro de 1855 e elevada à condição de município em 1877. O atual município de Chopinzinho foi a Colônia Militar do Chopim, criada por ordem do imperador D. Pedro II em 16 de novembro de 1859, pelo decreto n.º 2.502, com o objetivo principal de defender a região sudoeste do Paraná da Argentina, que reivindicava essas terras. Esta foi fundada pelo Coronel Francisco Clementino de Santiago Dantas em 27 de dezembro de 1882, segundo Ata de Fundação. Os trabalhos, no entanto, iniciaram em novembro de 1881, com a chegada dos militares e colonos, que imediatamente iniciaram os trabalhos de abertura da mata, construção das casas e exploração dos arredores como o Rio Dório, assim como a abertura de estradas como a que havia para o Distrito de Mangueirinha.

Em 30 de abril de 1970 a colônia militar passa para o domínio civil, passando a se chamar Distrito Policial de Chopim, pertencente ao município de Palmas. Em 26 de março de 1960, pela lei n.º 1.955, foi elevado a Distrito Judiciário de Colônia de Chopim, agora distrito de Mangueirinha, que havia se emancipado de palmas. Com a promulgação da lei n.º 253/52, de 14 de dezembro de 1954, Chopinzinho passa a condição de município. Chopinzinho também possui recursos minerais, como pedras Ametista, cristal, ágata e citrino, por isto é considerado a Capital das Pedras no Paraná.

O nome Chopinzinho deriva do rio como o mesmo nome, que, por sua vez, deriva do rio Chopim que tem seu nome de um pássaro preto e canoro que se chama Chopim ou Chupim (Molothrus bonariensis), abundante na região (na época).

Fonte: Wikipédia.