A região sofre mais uma vez com as chuvas. Na noite desta quinta-feira (19) próximo às 19h15, o município de Chopinzinho e cidades vizinhas, ficaram sem energia elétrica, por mais de cinco horas.

Segundo o Assessor de Comunicação da Copel de Cascavel, Éder Dudzack, “no início da noite, a tempestade acabou jogando galhos na linha de transmissão que abastece a subestação de Chopinzinho. Essa linha tem cerca de 50 km, ela corta uma região de difícil acesso, desde a subestação de Pato Branco. O defeito foi localizado por volta da 01 hora da madrugada, e somente hoje pela manhã o acesso foi possível para consertar essa linha”.

Aproximadamente 15 mil residências e estabelecimentos comerciais ficaram sem eletricidade em Chopinzinho, São João, Saudade do Iguaçu e a zona rural de Coronel Vivida.

“Pela manhã a Copel reparou o defeito. O galho de árvore quebrou o isolamento da linha e teria que ser trocado para restabelecer as funções normais dessa linha e da subestação”. Os trabalhos para reparar os danos continuam no decorrer do dia. Pela manhã o município ficou uma hora sem receber energia, entre 7h20 às 8h15. Segundo Dudzack, “os desligamentos de hoje de manhã são consequências das manobras necessárias para voltar a configuração normal”.

 

Falta de água

A falta de energia também está afetando a distribuição de água em Chopinzinho.
Em alguns bairros a população não está sendo abastecida pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

Para o Gerente Regional da Sanepar, Aderbal Roncato, “as questões climáticas desta noite, ocasionou falta de energia elétrica na estação de tratamento de água da Sanepar e na captação. Com isso, ocasionou a falta de água em toda cidade de Chopinzinho”.

Roncato diz que neste final de semana terá rodízio de água para poder normalizar o sistema, “quando voltar a energia, vai ser gradativamente o abastecimento, normalizado 100% somente no domingo. A Sanepar vai fazer o rodízio para que determinados períodos do dia, alguns bairros tenham água o suficiente”.

 

Aula

Devido a falta de água, duas escolas comunicaram o cancelamento das aulas no período da tarde e noite. O colégio Estadual José armim Matte e a Escola Estadual Nova Visão, ambas na área central de Chopinzinho.