A Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) realizou na terça-feira (06), em Xanxerê, no Oeste catarinense, uma audiência pública para apresentação do projeto e estudos ambientais da nova linha de distribuição de energia elétrica, a LD 138kV Abelardo Luz – Xanxerê.

O empreendimento abrangerá os municípios de Abelardo Luz, Bom Jesus, Ouro Verde, Faxinal de Guedes e Xanxerê, buscando atender a demanda de energia na região.

A nova linha de distribuição, tem origem na subestação da Celesc em Xanxerê, seguindo até o município abelardense, na futura subestação de energia, cujas obras deverão iniciar em 2020.

+ Celesc confirma construção de subestação de energia em Abelardo Luz

A apresentação do projeto e do estudo socioambiental da linha de distribuição foi realizado pela equipe do Consórcio Catarina Energia. A nova linha terá uma extensão de 31 quilômetros e deve passar por 75 propriedades rurais, cujos proprietários serão indenizados pela estatal catarinense.

O projeto encontra-se em fase de licenciamento ambiental e aguarda o parecer do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) para iniciar de fato a construção. O prazo para conclusão das obras é de 14 meses e o investimento total estimado é de R$ 17 milhões, recursos obtidos pela Celesc junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

*Foto: Assessoria/Prefeitura de Abelardo Luz