por Ivan Cezar Fochzato

 

Uma campanha de devolução de medicamentos está em andamento no município de Coronel Domingos Soares, com o tema “Faça uma boa ação, devolva a sobra de medicação”, os usuários do Sistema Único de Saúde – SUS estão sendo motivados a entregarem, durante o horário de expediente do Centro de Saúde, à Farmácia Municipal aqueles medicamentos que não estão sendo utilizados ou estão com prazo de validade vencido.

O objetivo, segundo a diretora do departamento de saúde, Sandra Maria da Rosa, é conscientizar a população que os medicamentos retirados com receita médica e não utilizados, por algum motivo, podem ajudar na recuperação da saúde de outras pessoas.

Para a farmacêutica, Saray Sicka das Neves Smolinski, o paciente  recebe a quantidade de medicamentos indicada na receita médica, porém sempre há sobras, pois  nem sempre   tomam certo, ou por gerar  efeitos colateriais, interrompem o tratamento. Conforme ela, os medicamentos deverão ser devolvidos  no posto de saúde, farmácia  municipal ou na Vigilância.” O ideal é que seja na farmácia, para ser feita  a  uma separação; o que estiver dentro da validade e a gente puder dispensar para outra pessoa  é selecionado. Se estiver com a validade expirada vai ser encaminhado à Vigilância Sanitária para o correto descarte”, explicou Saray.

 

Outro ponto levantado por Sandra da Rosa é  quanto aos benefícios da campanha, gerando  economia  para Município terá, visto que com a devolução diminuirão os gastos em medicamentos. Serão sorteados brindes àqueles que contribuírem com a campanha, devolvendo os medicamentos ao Centro de Saúde.