O município de Coronel Domingos Soares comemorará 21 anos de emancipação no 10 de dezembro. O governo municipal definiu a programação comemorativa para duas datas.

Na reunião com os diretores de departamentos, a prefeita Maria Antonieta de Araújo Almeida, informou que devido à crise a programação será reduzida. “Infelizmente estamos passando por dificuldades financeiras e não podemos investir o que gostaríamos nas festas de fim de ano, mas também não podemos deixar passar em branco, porque Coronel Domingos Soares merece e nosso povo também”, comentou a prefeita.

Desta forma os festejos iniciarão dia 09 de dezembro, às 23h00, com um  baile com Zé Moraes e Grupo Gaiteiro, no  ginásio de esportes. No dia seguinte, às 08h00, acontecerá a corrida rústica; às 10h00 a Santa Missa, na praça e, às 11h00 no mesmo local, a recepção dos tropeiros. Ao meio dia, o almoço típico, por adesão, no ginásio de esportes, onde será servido o carneiro enfarinhado.

As 15h00, na praça, o Show de Talentos locais e, à noite, abertura da programação natalina com apresentações artísticas.

O MUNICÍPIO

De colonização antiga, se desmembrou de Palmas e foi criado em 1995 e, se instalou em janeiro de 1997. É um dos municípios mais novos do Sudoeste e o nome é uma homenagem ao político pioneiro do Sudoeste, o qual foi proprietário da Fazenda Bom Sucesso, nestas terras.

A atual sede virou distrito em 16 de setembro de 1963. A lei de criação do município é de 21 de dezembro de 1995, mas a população comemora 10 de dezembro, que é o dia em que ocorreu o plebiscito. Em extensão territorial é o segundo município do Sudoeste, somente menor que Palmas.

Possui uma área territorial de 1.557 km², correspondendo a 0,77% da área total do Estado do Paraná. Segundo a estimativa populacional do IBGE de 2017, a população é de 7.547habitantes. Ao Norte, Coronel Domingos Soares faz divisa com Reserva do Iguaçu e Pinhão; ao Sul com Palmas; à Oeste com Mangueirinha e Clevelândia e à Leste com Bituruna. O município é composto de 17 comunidades, 07 assentamentos rurais, 01 vila rural e 01 distrito.