por Ivan Cezar Fochzato

 

O município de Coronel Domingos Soares comemorando hoje(10) os quatorze anos  de emancipação político-administrativa do município. A lei de sua criação é de 21 de dezembro de 1995, mas a população comemora o dia do plebiscito, 10 de dezembro, com a Festa da Tradição.

Para comemorar a Prefeitura preparou uma grande festa, a Festa da Tradição com baile, celebração religiosa, apresentações artísticas, julgamento de bezerras e festival da canção. As atividades tiveram início na noite de ontem com o baile do município, animado pelos Monarcas, no Ginásio de Esportes.

Nesta sexta-feira, às 11 horas, ocorre a Santa Missa na Igreja Nossa Senhora de Fátima, às 11h.

Já as 19h, Show de Talentos, no Ginásio de Esportes, com apresentações musicais, danças e exposição de artes visuais. Na tarde de hoje também ocorrerá o  julgamento de bezerras das raças Jersey e Holandesa no barracão do Departamento de Agricultura

 No sábado(11), às 19h, no Ginásio de Esportes acontece o II Festival Municipal Interescolar Coronelzinho da Canção.

CORONEL DOMINGOS SOARES

Em extensão territorial, Coronel Domingos Soares é o segundo município do Sudoeste, possuindo uma área de 1.557 km², perdendo somente para Palmas. Segundo dados do Censo 2010, sua população é de 7.238 habitantes. Faz divisa com Reserva do Iguaçu, Pinhão, Palmas, Mangueirinha, Clevelândia e Bituruna. O município é composto de 17 comunidades, 07 assentamentos rurais, 01 vila rural e 01 distrito.

 

O nome do município é dedicado à Domingos Soares, fazendeiro e político, que foi prefeito de Palmas e o primeiro deputado estadual do Sudoeste do Paraná, por dois mandatos. Domingos Soares foi proprietário da Fazenda Bom Sucesso, com 1.570 alqueires, hoje território do Município de Cel. Domingos Soares.