A Secretária de Saúde está analisando a suspeita de um caso de dengue em Chopinzinho, sudoeste do Paraná. Um jovem procurou a unidade de saúde na quarta-feira (07), com os sintomas da doença. Este paciente estava em um município onde há registros de dengue.

Devido a esta suspeita, a Secretaria de Saúde estará desenvolvendo ações de bloqueio no bairro Casarão II próximo ao local onde o paciente reside. Os agentes de endemias já estão realizando visitas nas casas do bairro para uma vistoria nos terrenos. Também será feito o chamado “fumacê”, que é a pulverização de inseticida nas ruas e residências para matar o mosquito Aedes aegypti.

O último levando feito pela Secretária aponta que o município possui larvas positivas do mosquito Aedes aegypti em todo o território urbano. Chopinzinho que no início desse ano registrou 19 casos confirmados de dengue.

O comunicado foi feito na manhã desta quinta-feira (08), pela Coordenadora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde do município, Marceli Cervo Leonarchik.

“Um paciente que procurou a Secretaria de Saúde ontem com sintomas clássicos da dengue, ele esteve em um município próximo onde tem casos de dengue. A suspeita é grande, os indícios são fortes e hoje a tarde teremos a confirmação. A orientação da Secretaria de Estado da Saúde é que a secretaria já inicie as ações de bloqueio próximos ao local onde o paciente reside no Casarão II. Os agentes de endemias já estão no local fazendo visitas as residências, a inspeção dos lotes, das casas, e pedimos a colaboração de todos os moradores para que os agentes façam essa vistoria”, ressaltou Marceli.