Entrega das moradias / Foto: Assessoria
  • Compartilhe no Facebook

Entrega das moradias / Foto: Assessoria

Em solenidade realizada no teatro Eunice Sartori, na tarde de hoje (08). Foi entregue oficialmente, 13 casas a famílias de pequenos agricultores de Francisco Beltrão. Para concretizar o sonho da nova moradia, a parceria é feita entre banco do Brasil, administração municipal e Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná).

Segundo o prefeito Cleber Fontana, a proposta para os próximos anos é aumentar o número de residências para moradores do interior e área urbana. “Hoje foi uma quantidade pouco menor, mas temos protocolado 140 casas para o meio rural, temos solicitação e vamos trabalhar para liberar esse número”.

Para o Diretor de Serviços Governamentais da Choapar, Alceu Swarowski, desde o ano de 2011, mais de 105 mil famílias foram atendidas em todo estado. “Somente na área rural são mais de 13 mil famílias atendidas. É um recorde no Brasil dentro do Programa Nacional de Habitação Rural”.

A gerente do Banco do Brasil em Francisco Beltrão, Juliane Pivatto, diz que os agricultores entram com a contrapartida de 4 %. “A gente recebe na agência os projetos enviados pela Cohapar. A partir desse momento fazemos todos os trâmites legais. Eles precisam devolver apenas 4% ao Banco do Brasil, esse valor é parcelado em quatro anos”. São investidos R$ 28.500,00 para edificar a casa e paga somente R$ 1.200,00 em quatro anos.

As famílias beneficiadas, já estão morando nos novos lares. Para o senhor Marino Cabonero, da Comunidade do Rio Palmeirinha, agora é uma nova etapa na vida, “foi uma conquista nossa, casa melhor, vida melhor, propriedade mais presente e tudo para melhor”.