O município de Francisco Beltrão foi emancipado pela lei 790 de 14 de novembro de 1951, porém o Fórum e os cartórios extrajudiciais só foram instalados em 14 de dezembro de 1952. Inicialmente, o Cartório de Registro Civil era anexado ao Cartório do Crime e tinham suas instalações junto ao prédio da Prefeitura Municipal e do Fórum da comarca. Na criação da comarca, o Cartório de Registro de Títulos, Documentos e Pessoas Jurídicas era anexo ao Cartório de Registro e Imóveis e posteriormente, passou a ser anexo do Tabelionato de Protesto de Títulos e Documentos.

Anos se passaram até que, em 06 de janeiro de 1966, o Prédio da Prefeitura, Fórum e Cartório de Registro Civil foram totalmente destruídos por um incêndio, não restando nenhum documento que lá se achavam arquivados.

Na data de 10 de julho de 2000, o Cartório de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas foi anexado ao Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais. Atualmente a comarca de Francisco Beltrão é composta pelos municípios de Francisco Beltrão, Enéas Marques e Manfrinópolis.

  • Compartilhe no Facebook

Nova sede do Cartório Arion Cavalheiro, Rua Campo Largo, 1216 no bairro Industrial.

O Cartório Arion Cavalheiro, que atendia há 20 anos na Rua Octaviano Teixeira dos Santos, no Centro da cidade inaugurou na tarde desta segunda-feira (04) a sua nova sede, na Rua Campo Largo, 1216 no bairro Industrial. Com mais espaço, ambiente climatizado, conforto e um estacionamento amplo, a nova sede do cartório irá contar também, com uma grande novidade, que é o espaço para amamentação. Segundo, Arion Toledo Cavalheiro Júnior, oficial titular do Cartório, o cartório de Francisco Beltrão é o primeiro do país a criar esse espaço. “É o primeiro cartório do Brasil que pensou nisso, nós abemos que as mãezinhas que vem registrar os seus filhos, muitas vezes a criancinha está com fome e ela tem que ficar ali exposta dando mamar ao filho na frente de todo mundo. Aqui teremos esse espaço reservado, ambiente agradável para que ela possa ir alimentar a sua criancinha. Temos aqui também, uma cadeira de rodas que fica aqui 24 horas, ou seja, se precisar tirar uma pessoa idosa ou de difícil locomoção do carro, a gente vem com a cadeira de rodas e leva até lá dentro. Pensamos em vários detalhes importantes que é sempre para beneficiar a comunidade”.

Os atendimentos na nova sede do Cartório de Registro Civil, Títulos, Documentos e Pessoas Jurídicas de Francisco Beltrão, acontecem de segunda a sexta-feira, das 08h30 as 11h00 e das 13h00 as 17h00. Mais informações pelo Telefone: (46) 3523-1133 ou pelo site: www.cartorioarioncavalheiro.com.br