Foi divulgada ontem (14) a CARTA DE PALMAS dirigida aos candidatos ao cargo a governador do Paraná, deputados estaduais e federais nas eleições de 2014.  Através do documento – assinado por 31 entidades – o Movimento Palmas Desenvolvida – MPD, busca o comprometimento dos atuais concorrentes eleitorais  com a população do município a partir de uma pauta de reivindicações. Um pacto pela representatividade política foi um dos fatores apontados como decisivos para ocrescimento e desenvolvimento do município. Com isso, o Movimento incentivará aos eleitores do município a votar prioritariamente em candidatos que se comprometerem  através da adesão à Carta e desenvolverá ações para eliminar a pulverização de votos nas eleições deste ano.
No documento, o Movimento destaca que a Palmas assumiu o desafio estabelecido pelo Plano de Desenvolvimento Regional Integrado – PDRI, de alcançar Alto Índice de Desenvolvimento. “Para construir uma “Palmas Desenvolvida” e possibilitar qualidade de vida aos palmenses, a sociedade organizada está construindo um Plano de Desenvolvimento e definiu três prioridades fortemente estratégicas as quais só se tornarão realidade com a parceira, sensibilidade e ações do Governo do Estado do Paraná”, cita a Carta de Palmas.

AO GOVERNO DO PR

Aos candidatos ao Palácio Iguaçu, o MPD reivindica que seja implantado um Núcleo Administrativo com instalação e ampliação de serviços nas áreas de saúde, educação, agricultura, segurança para atender Palmas e os municípios de sua microrregião. Outra reivindicação vai em direção a geração de emprego e renda, com a necessidade de uma ação para a criação e estruturação de espaços para novos investimentos industriais, como por exemplo, um novo Parque Industrial ou Distrito Industrial. Na campo de saúde, o MPD aponta revindicação estratégica a instituição de uma estrutura hospitalar para atendimento público.

Além dessas, a CARTA pede apoio para o desenvolvimento do potencial eólico; para a implantação de uma universidade federal para a manutenção e ampliação dos cursos de graduação, atualmente ofertados pelo campus local do Instituto Federal. Para infraestrutura, a concretização do asfaltamento da estrada que liga Palmas a Coronel Domingos Soares.

CARTA AOS DEPUTADOS

O Movimento propõe que os atuais candidatos e futuros deputados se comprometam com intervenções políticas para contemplação das reivindicações apresentados ao futuro governo do estado. Além disso, ações para que o município seja beneficiado com uma Vara da Justiça Federal; Casa Familiar Rural; Transferência do controle da Codapar para o setor produtivo local; rodovia alternativa ligando o PR, SC, RS a partir de Palmas. Por outro aspecto, o prestação de contas do mandato, como Deputado às lideranças e sua base de apoio local, anualmente.

O Movimento Palmas Desenvolvida definiu que as manifestações de comprometimento serão assinadas quando da visita dos candidatos ao município e que deverão ser indicados por partidos políticos locais ou através de significativos grupos ou segmentos da sociedade.

O Movimento destaca que ao construir conjunta e democraticamente as propostas, está convicta de que os candidatos que a esta manifestarem-se positivamente estarão decididamente dispostos e conscientes de suas responsabilidades com os princípios da governabilidade e ininterruptamente preocupados e compromissados com os anseios e projetos do município de Palmas.