O Departamento Municipal de Trânsito (Depaltran)publicou hoje(16) no Diário Oficial do Município(DIOEMS), o relatório com as infrações cometidas  por motoristas no perímetro urbano de Palmas, sul do Paraná, nos meses de Janeiro e Fevereiro. A divulgação ocorre em cumprimento ao disposto na Resolução 404/2012 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Nos dois meses foram efetuados pelo sistema de fiscalização, 45 registros. A maioria refere-se estacionamentos irregulares e não observância de passagens preferenciais nas interseções e cruzamentos.

Conforme o relatório, em primeiro de fevereiro, um mesmo veículo (Celta) foi autuado sete vezes, nos artigos 215, 186 e 250(preferencial, estacionamento e sinalização luminosa). Uma motocicleta recebeu em 09 de fevereiro, três multas por violar ou desconsiderar sinalização.

A Diretora do Depaltran,  Cristiane Coelho Lago, explicou que quando os motoristas não são autuados presencialmente, as multas são encaminhadas para o Detran/PR que faz a notificação dos mesmos. Quando não é possível a localização dos infratores, os relatórios são repassadas para o órgão municipal. “Isso ocorre com todas as autuações tanto as  realizadas pela Polícia Militar quanto pelos agentes do Departamento local”, esclareceu. Recomendou aos motoristas para que  fiquem atentos e busquem se informar junto ao Departamento sobre a existência ou não de multas, sob pena de terem a CNH cassada de forma inesperada.

Quanto ao fato de um mesmo veículo ter sido notificado sete vezes, explicou que isso ocorreu porque o condutor cometeu várias infrações em diferentes horas do dia, tendo sido autuado por diferentes agentes em todas as vezes.