Por Evandro Artuzi 

 

A presidente Dilma Rousseff (PT) anunciou nesta terça-feira (16/08), às 10h, a instalação de 129 Institutos Federais de Educação Tecnológica (Ifets), no país.
Desses, seis serão instalados no Paraná, contemplando as cidades de Cascavel, Pitanga, União da Vitória, Colombo, Jaguariaiva e Capanema. Muitos desses municípios terão o instituto devido à indicação do Deputado federal Assis do Couto (PT), que ainda em 2007 reivindicava junto ao governo federal.
No sudoeste, dois municípios estavam na relação de possíveis beneficiados com o campus, Santo Antonio do Sudoeste e Capanema, porém, a escolha do Ministério da Educação foi por Capanema.
Mesmo assim, o deputado Assis afirma que vai continuar lutando pra implantação de uma extensão em Santo Antonio do Sudoeste e um campus em Coronel Vivida. Em seu programa de rádio, Assis do Couto anunciou os municípios contemplados e ressaltou a união das lideranças de cada um.
Lideranças e prefeitos dos municípios contemplados estão em Brasília, onde participam do anuncio oficial. Milton Kaffer (PMDB), prefeito de Capanema, comentou ainda na sexta-feira (12/08) essa conquista.
Segundo ele, o IFET no município vem para amenizar as perdas com o fechamento da estrada do colono. Sua consolidação é resultado da mobilização de partidos políticos e lideranças locais.

OUÇA