Foi realizada na manhã desta terça-feira (24), no Centro Cultural Doridin Antunes, em Candói, a primeira reunião de planejamento e acompanhamento do Censo Demográfico 2020. O evento contou com a presença de vereadores, presidentes das associações e diretores.

Na ocasião, representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), explicaram como a pesquisa será aplicada nos municípios.

De acordo com coordenador do IBGE em Guarapuava, Cristiano Liberato, para que o levantamento seja realizado, reuniões já começaram a ser realizadas com instituições e as prefeituras. Embora a coleta seja apenas em agosto de 2020, os trabalhos já iniciaram.

A previsão para o ano que vem é que 5.570 municípios e aproximadamente 71 milhões de domicílios sejam visitados. Para a coleta de dados do Censo Demográfico 2020, o IBGE utilizará Dispositivos Móveis de Coleta (DMCs), que permitirão ao recenseador uma melhor identificação de sua área de trabalho, com a visualização de imagens de satélite no aparelho.

Censo a cada 10 anos:

Com periodicidade decenal, ou seja, realizado a cada 10 anos, o Censo Demográfico tem abrangência nacional. Ele apresenta dados detalhados sobre a população brasileira, a última edição do censo foi realizada em 2010. Candói havia uma população de 14.983 habitantes, atualmente a estimativa é de 15.979 mil.

Fonte e foto: Assessoria.