Postado por Evandro Artuzi
Fonte: Wesley Hoinatz

A Justiça Eleitoral da Comarca de Salto do Lontra julgou procedente ação de representação e multou os candidatos Vanderlei Antonio Bassanesi (Vandeco) e Moacir Antonio de Pauli Junior, candidatos à prefeito e vice-prefeito, respectivamente, a pagar uma multa no valor de R$ 53.205,00 (cinqüenta e três mil, duzentos e cinco reais) em função da divulgação de pesquisa eleitoral sem o devido registro.

A denúncia teve origem em função de que estavam sendo distribuídos no município panfletos contendo uma pesquisa que daria aos candidatos vantagem no pleito eleitoral.

Após a denúncia e instauração de procedimento judicial a Juíza da Comarca expediu mandados de busca e apreensão onde restou apreendido material que confirmava da denúncia. Com isso o processo teve seu seguimento, inclusive com a realização de audiência onde foram ouvidas testemunhas, e por fim a sentença.

Além de aplicar aos candidatos Vanderlei Antonio Bassanesi (Vandeco) e Moacir Antonio de Pauli Junior a multa de R$ 53.205,00 (cinqüenta e três mil, duzentos e cinco reais), passível de recurso, a Juíza da Comarca determinou que fossem extraídas cópias do processo e encaminhadas ao represente do Ministério Público para que seja instaurado o procedimento judicial, já que a legislação eleitoral prevê, em casos como o que ocorreu, além da aplicação de multa um processo criminal.