por Ivan Cezar Fochzato

 

Em clima te tranquilidade foi realizado o debate entre os candidatos a prefeito de Palmas, sul do Paraná, na noite de ontem(03) no auditório das Rádios Club AM e Horizonte FM. Iniciou conforme regulamento, às 20h10 e se estendeu até às 22h22 minutos.O debate foi promovido pelas emissoras e serviços da Rede Bom Jesus de Comunicação, em Palmas, em conjunto com a ACIPA (Associação Comercial e Empresarial de Palmas); IFPR, campus Palmas, com o apoio da OAB, subseção local.

 

Durante os quatro blocos, Hilário Andraschko (PDT); João de Oliveira (PMDB) e Tertuliano Andrade (PT) perguntaram e responderam questionamentos feitos por entre si. Apenas no primeiro bloco, através de sorteio, o mediador formulou uma pergunta comum a todos.

 

A Comissão de Ética, constituída pelos advogados Paulo Vinicius Vasconcelos de Medeiros (IFPR); Luis Roberto Cadore (OAB, subseção de Palmas) e o empresário e vice-presidente de comunicação da ACIPA, Daniel Ricardo Langaro, analisou apenas três pedidos de resposta, deferindo dois e indeferindo uma solicitação.

 

Ao final do evento o candidato João de Oliveira (PMDB), avaliou o debate como muito importante, pois mostrou democraticamente a intenção dos três candidatos. “O debate permitiu que os candidatos apresentassem as suas verdades e suas propostas”, considerou o candidato da Coligação Renovação e Compromisso.

O candidato da coligação A Frente da Mudança para o Desenvolvimento Sustentável, Tertuliano Andrade(PT), considerou excelente a realização, parabenizando os promotores e destacando que o debate foi esclarecedor e permitiu ao eleitor uma opinião correta. Salientou que um debate é mais importante que um comício. “Eu considero hoje comício eleitoral um pouco desatualizado para a época em que vivemos”, destacou Tertuliano. Sustentou que o debate foi fundamental para que os eleitores possam avaliar a melhor a melhor opção, a melhor proposta e o melhor candidato.

O candidato da Coligação da Coligação Unidos Por Palmas, Hilário Andraschko (PDT) avaliou a iniciativa como ótima, permitindo ao povo avaliar as proposições adequadamente. Salientou que deveriam ter ocorrido outros eventos dessa natureza para permitir a todos os candidatos exporem as suas propostas concretas.

 

 

Além da maciça audiência através das Rádios Club AM e Horizonte FM, foi assistido pela Web TV RBJ por um grande número de internautas, alcançando mais de 4 mil e 700 conexões simultâneas, o que em determinados momentos congestionou o sistema.

 

O diretor da Rede Bom Jesus de Comunicação, Ademilson Mensor, avaliou que o debate cumpriu seu objetivo educativo. Realizado para proporcionar um amplo espaço de confronto de ideias e proposições, colaborou com eleitores para uma reflexão mais apurada antes de decidirem em quem votar no próximo domingo. Mensor agradeceu a presença dos candidatos e as coligações por terem aceitado participar.Também agradeceu e valorou o trabalho da Polícia Militar da 2º Companhia de Palmas que acompanhou a movimentação no lado externo do prédio onde se realizava o debate.

 

Especialmente destacou e agradeceu a grande audiência do evento. “Isso demonstra um amadurecimento pelas questões públicas e revela que a população de Palmas tem interesse pelos assuntos do município e busca através do trabalho realizado pelas rádios se informar adequadamente”, salientou Mensor.

 

Clique e assista o debate.O  video com o debate permanecerá postado no blog eleições 2012