por Ivan Cezar Fochzato

 

Desde o século XVII, os Campos de Palmas tem figurado nos relatos históricos, nos campos político e econômico,  pela ação dos colonizadores e pelo caminho feito pelos tropeiros. Os Campos de Palmas que serviram de palco para um dos maiores conflitos políticos do país, a Guerra do Contestado, tendo mobilizado até mesmo lideranças internacionais para condensação dos embates.

 

Espaço em que décadas e décadas muitas famílias promoveram o desenvolvimento econômico desta região através da pecuária, reconhecida nacionalmente até os dias atuais. Terras em que se desenvolve a produção de grãos, batatas, maçãs em grande escala e que territorialmente coloca estados do Paraná e Santa Catarina numa mesma condição geográfica particular.

 

Nos Campos de Palmas também que se desenvolve a complexa ação da engenharia em busca de fontes alternativas de energia para atender a dinâmica mundial. Neste espaço que se experimentou, com muito sucesso, a geração de energia através dos ventos, desde o início da década e que segue numa proposta arrojada para atender as atuais demandas.

 

Veja fotos (galeria) do desenvolvimento  de  projeto  que está em andamento para geração de energia eólica.