Os mais de 32 mil empresários contábeis e profissionais do setor paranaense poderão contar com uma extensa programação de atividades em 2015. No Dia do Empresário Contábil, comemorado nesta segunda-feira, 12 de janeiro, o SESCAP-PR lançou a campanha “Mais Valor”, que consiste na realização de ações com foco na valorização do empresário contábil em todo o Estado.

Para o presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke, um dia é pouco para destacar o trabalho desses empreendedores que contribuem direta e indiretamente com a vida econômica e social do País. “Por isso, elegemos 2015 como o Ano do Empresário Contábil, uma maneira de enaltecer esses profissionais que dedicam o seu conhecimento técnico-científico na elaboração de informações vitais para as decisões das empresas e instituições públicas e privadas”, explica.

Kalinke destacou, ainda, que a programação da campanha “Mais Valor” segue a arrojada política de atuação adotada pelo SESCAP-PR nos últimos anos, voltada à conscientização e à preparação do profissional visando sua permanência num mercado cada vez mais competitivo. “Diante do acúmulo de obrigações acessórias e exigências excessivas do governo, precisamos ser realistas e repensarmos a tradicional forma de gerir nossas empresas”, afirma.

Mais Valor/Programação

Ao longo deste ano serão realizados encontros com empresários, palestras, seminários e campanha nos principais veículos de comunicação destacando trabalho do empresário contábil. “O objetivo é demonstrar à sociedade o quanto a atuação do empresário contábil é importante para as pequenas, médias e grandes empresas, para o governo e para o crescimento do país”, explica o idealizador da campanha, Mauro Kalinke, lembrando que, de acordo com o Conselho Regional de Contabilidade, o Paraná conta com num universo de 32.466 mil profissionais ativos, dos quais 7.500 são empresários contábeis.

No Brasil, existem 310 mil contadores e esse número pode dobrar nos próximos anos, já que mais de 300 mil alunos estão matriculados em cursos de Bacharel em Ciências Contábeis nas universidades brasileiras. Atualmente, Ciências Contábeis é o 4º maior curso do país, ficando atrás apenas dos cursos de Administração, Pedagogia e Direito.

Sobre o 12 de Janeiro

A inclusão do Dia do Empresário Contábil no calendário nacional foi aprovada em dezembro de 2010 pelo Projeto de Lei da Câmara (PLC) nº 109 de 2010, do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), cuja lei nº 12.387 foi sancionada pela presidente Dilma Roussef, em 3 março de 2011.