As atividades foram voltadas à voltado às crianças de 3 e 4 anos. Foto: Assessoria.
  • Compartilhe no Facebook

As atividades foram voltadas às crianças de 3 e 4 anos. Foto: Assessoria.

Na última segunda-feira (10), foi desenvolvida em Chopinzinho, sudoeste do Paraná, uma campanha em alusão ao Dia Mundial da Voz. Um teatro adaptado do livro “Rita não grita”, de Flávia Muniz, foi desenvolvido pelas Secretárias de Educação e Saúde junto aos CMEI’s.

A Campanha acontece anualmente no município, com atividades nas  escolas municipais, orientação nas empresas, e Secretarias Municipais.

A Campanha espera prevenir casos que chegam para tratamento com agravos, por desinformação ou falta de consciência da importância dos cuidados com a voz. Deste modo, se reduz a demanda e aumenta a qualidade vocal e de vida da população. “As crianças são importantes para disseminar a informação, com elas aprendendo a cuidar de suas vozes desde pequenas, vão repassar o conhecimento à seus pais e professores”, explica a fonoaudióloga da Prefeitura, Caroline Pan.

As fonoaudiólogas relembram alguns cuidados indicados: ingestão de água em temperatura ambiente; evitar beber e fumar; evitar roupas apertadas na região do pescoço; evitar ar condicionado e ambiente com mudança de temperatura; evitar alimentos gordurosos e derivados de leite, principalmente antes da utilização da voz; dentre outros.

A Secretaria de Saúde oferece tratamento gratuito, pelo SUS. Em caso de necessidade ou mais informações, procure as Unidades de Saúde. Seja amigo da sua voz, cuide-se.

Confira o áudio com Caroline Pan: