por Ivan Cezar Fochzato

 

 

Se Você fosse prefeito ou vereador, o que faria por Palmas e por seu Bairro?    Essa foi a motivação apresentada durante a realização da Campanha DIA D, desenvolvida em Palmas, sul do Paraná, pelas Rádios Club AM e Horizonte FM, como parte do Projeto Eleições 2012 das emissoras da Rede Bom Jesus de Comunicação, com o propósito de envolvimento da população local nas discussões dos assuntos públicos, durante a Campanha Eleitoral.

No dia 21 de julho, urnas foram disponibilizadas em todos os bairros e centro da cidade para que a população apresentasse sugestões e até mesmo questionamentos aos candidatos, dizendo-lhes o que Palmas e o bairro onde moram necessita.A participação também foi possível  ocorreu através de e-mail e serviço de SMS e todo o material coletado foi sistematizado servindo de suporte aos questionamentos feitos aos candidatos durante entrevistas pré-eleitorais nas duas emissoras, bem como no debate entre os participantes da disputa ao cargo de prefeito.

A proposta da Campanha Dia D, também previa que as sugestões coletadas estariam publicadas no Portal RBJ( blog eleições 2012) para constante pesquisa e acompanhamento, bem como, encaminhadas aos candidatos eleitos, tanto ao Legislativo quanto ao Executivo, o que deverá ocorrer logo da posse destes em 2013.
O material foi sistematizado de acordo com áreas: Saúde; Promoção Social; Educação, Infraestrutura, Indústria e Comércio; Esportes e Cultura; Desenvolvimento, Emprego e Renda e ainda outras reivindicações (sugestões) que não se enquadraram nos temas inicialmente propostos pelo DIA D, e que surgiram como necessidades de solução por parte da população. No relatório síntese da Campanha, constam argumentações que a população considera fundamental que sejam levadas em conta pelos governantes municipais.

Além dos temas é possível observar, percentualmente, as principais reivindicações apresentadas em cada um dos bairros e no centro da cidade.
Conforme o diretor da Rede Bom Jesus de Comunicação, Ademilson Mensor, o material da Campanha DIA D é um diagnóstico das necessidades pontuais e estruturais da população dos bairros e do centro da cidade. “Essas propostas apresentadas podem servir de parâmetro para as ações dos governantes do município, tornando as medidas eficientes e eficazes no atendimento às reivindicações da população”, salientou Ademilson Mensor.

 

Acesse o relatório da Campanha DIA D

 

O relatório está disponível também no blog eleições 2012.