Por Larissa Mazaloti

 

 

“Não dê esmolas, dê cidadania!”é o apelo que entidades unidas fazem à sociedade de Francisco Beltrão. No último sábado (4) um evento oficial marcou a retomada da campanha que já foi trabalhada no município. O diferencial é que desta vez o planejamento é de ações permanentes.

 

A iniciativa, pensada na Câmara de Segurança Pública do Condef (Conselho de Desenvolvimento de Francisco Beltrão), que está ligado à Acefb (Associação Empresarial de Francisco Beltrão), acabou ganhando mais parceiros, já que há uma preocupação com a presença de pedintes nas ruas da cidade.

 

O objetivo principal é não dar esmola, mas entrar em contato com órgãos responsáveis de assistência social e a própria polícia militar. A orientação é de que os beltronenses que forem abordados ou que observarem abordagens de crianças, adolescentes e adultos que pedem esmolas, acionem imediatamente os responsáveis, identificando o local em que o ato está acontecendo.

 

Os programas sociais existentes no município têm oportunidades para todas as faixas etárias e não pode ter como concorrência, o dinheiro fácil e sem cidadania, das esmolas. A campanha depende prioritariamente da adesão da sociedade, através da sensibilização para o risco de aumento de gente nas ruas e a manutenção da miséria.

 

O bispo da diocese de Palmas-Francisco Beltrão, dom José Antônio Peruzzo esteve na solenidade de lançamento da campanha “Não dê esmolas, dê cidadania”. De acordo com matéria veiculada pela assessoria de imprensa da Administração Municipal, dom Peruzzo manifestou a importância de que não seja enfocado apenas a não doação de esmolas, mas a participação da sociedade no encaminhamento destas pessoas, em situação de vulnerabilidade, para quem possa cuidar delas. “Se apenas se dissesse, não dê esmola, isso se equivaleria a ignorar a dor do outro, se fosse dada esmola, isto também se equivaleria a alimentar vícios, caprichos e a miséria do outro”, disse em seu pronunciamento.

 

Organizações envolvidas na campanha:

 

Rotarys

 

Condef (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Francisco Beltrão)

 

ABI – Sudoeste (Associação Beltronense de Imprensa)

 

Secretaria Municipal de Ação Social

 

Acefb (Associação Empresarial de Francisco Beltrão)

 

CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas)

 

Poder Judiciário

 

Ministério Público Estadual

 

Proerd

 

Polícia Civil

 

Polícia Militar

 

Conselho Tutelar

 

Veja o que já foi publicado CLIQUE AQUI