A tradicional campanha Declare Certo, do SESCAP-PR (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná), foi um sucesso em todo o Estado. Centenas de contribuintes participaram em Curitiba e nove cidades do Paraná (Arapongas, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Francisco Beltrão, Maringá, Pato Branco, Toledo e Umuarama). A ação ocorreu nesta sexta-feira (13) em espaços públicos movimentados.

Na campanha, empresários contábeis dedicaram parte do seu dia para orientar gratuitamente os contribuintes sobre a forma correta de declarar o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), além de falar sobre como pode ser feita a destinação de parte do imposto devido ao Fundo para Infância e Adolescência (FIA). De acordo com o presidente do SESCAP-PR, Alceu Dal Bosco, o sucesso da Campanha se deve à credibilidade da ação. “Apesar de o sistema da Receita Federal estar a cada ano mais otimizado, os contribuintes ainda têm muitas dúvidas em relação às questões tributárias. Por isso, é importante buscar auxílio de um profissional contábil para ter informações corretas e seguras para evitar a incidência de penalidades”, orientou.

Para a auditora-fiscal da Receita Federal, Giovana Longo, da Receita Federal, órgão parceiro do SESCAP-PR na realização do Declare Certo, a ação é importantíssima. Ela afirmou que, neste ano, a expectativa do órgão é receber 1,85 milhão de declarações. “Já chegaram 32% das declarações, mas apesar da divulgação, a maioria dos contribuintes ainda deixa para os últimos dias. É importante que os contribuintes se antecipem para evitar transtornos”, orientou. Ela destacou, entretanto, que os sistemas da Receita Federal estão preparados para receber um grande volume de declarações por dia.

  • Compartilhe no Facebook

Colaboradores que participaram da campanha em Francisco Beltrão. Foto: Evandro Artuzi/RBJ

Francisco Beltrão

Em Francisco Beltrão, a procura por informações foi mais intensa no período da tarde. “Muitos contribuintes já tinham escutado a campanha através da veiculação da rádio e vieram até a tenda para tirar dúvidas com contadores. A ação também foi prestigiada por diversas autoridades”, disse o agende de Relacionamento Institucional, Paulo Lavratti.

Apoio 

“Declare Certo!” conta com o apoio de entidades contábeis nas cidades onde é realizado, além do CRC/PR (Conselho Regional de Contabilidade), Fecopar (Federação dos Contabilistas do Paraná) e da Receita Federal do Brasil.