Por Larissa Mazaloti

 

O Dia Mundial do Diabetes (14/11) foi criado em 1991, como forma de reação ao crescimento da doença. De acordo com a página do Ministério da Saúde, cerca de 245 milhões de pessoas têm diabetes e grande parte vive em países em desenvolvimento. Ainda de acordo com as informações, o número pode aumentar para os 380 milhões em 30 anos.

 

Mais de sete milhões de pessoas sofrem com o diabetes no Brasil e diariamente, surgem 500 novos casos. Apesar de ter um dia específico, algumas organizações aproveitam todo o mês de novembro para realizar atividades de conscientização e educação em saúde.

 

Em Francisco Beltrão, neste sábado (20), o Rotary Club Novas Gerações promove mais uma campanha de detecção e orientação à diabetes. Das 8h às 12h30, equipes estarão em vários pontos da cidade, fazendo exames e esclarecendo sobre fatores de risco, sintomas e conseqüências, e tudo gratuito.

 

Já é o quarto ano que a entidade mobiliza parceiros e de acordo com o presidente do Rotary Novas Gerações, Rafael Shultz Bahr, equipes de acadêmicos e profissionais dos cursos de Farmácia da Unisep, Enfermagem e Nutrição da Unipar estarão à disposição de toda a população. Detlahe importante, lembra Bahr, é que as pessoas interessadas estejam em jejum.

 

Confira os pontos da campanha:

 

Praça da Matriz – Centro

 

Restaurante Frizzos – Centro

 

Supermercado Ítalo – Cidade Norte

 

Blitz Vídeo – Bairro Vila Nova

 

Farmácia Municipal – Bairro Cango

 

Saiba mais sobre o diabetes AQUI